relacionamento

Divórcios aumentam 80% em Pernambuco na pandemia

No País, a alta no número de divórcios consensuais foi de 18,7%

JC
Cadastrado por
JC
Publicado em 22/07/2020 às 11:03 | Atualizado em 22/07/2020 às 11:06
PIXABAY
Os divórcios consensuais subiram de 4.471 no mês de maio para 5.306 em junho no País - FOTO: PIXABAY

Nem todo casal conseguiu sobreviver ao confinamento imposto pelo coronavírus. Após quatro meses da chegada da pandemia ao Brasil, os números de separações no Cartórios de Notas comprovam a alta nas separações. Os divórcios consensuais subiram de 4.471 no mês de maio para 5.306 em junho no País - aumento de 18,7%. Em Pernambuco, o número sobe para 80% - atrás no ranking apenas do Amazonas (133%) e do Piauí (122%). Ao todo, 24 estados registraram o crescimento.

Um fator que pode ter influído no aumento foi o início da realização de forma remota (por videoconferência na plataforma e-Notariado) dos atos de escrituras - divórcios, inventários, partilhas, compra e venda, doação - e procurações. A autorização para o procedimento online foi publicada em 26 de maio, no Provimento nº 100 da Corregedoria Nacional de Justiça, mas só passou a valer em junho.

>> Os principais desafios dos casais durante a pandemia e como atravessá-los

>> Fotos sensuais e erros de português incomodam solteiros na paquera online

A ferramenta deixou mais práticos os atos de dissolução de matrimônios, consensuais e sem participação de menores. É possível firmar a decisão sem precisar fazer deslocamentos ou se encontrar com a outra parte.

"Muitos atos notariais, não só os divórcios, mas também as escrituras de compra e venda de imóveis, estavam represados em razão da pandemia e do isolamento social, e a autorização para a prática de atos online destravou esta barreira", afirmou a presidente do Conselho Federal do Colégio Notarial do Brasil, Giselle Oliveira de Barros.

Na comparação com junho de 2019, a alta foi menor: 1,9%. O acréscimo aconteceu em 15 Estados brasileiros, mas não em Pernambuco.

Comentários

Últimas notícias