Evento virtual

Congresso online celebra protagonismo de mulheres negras; veja como participar

Evento será realizado nos dias 24 e 25 deste mês e contará com palestras, seminários e apresentações musicais

Vanessa Moura
Cadastrado por
Vanessa Moura
Publicado em 22/07/2020 às 13:31 | Atualizado em 22/07/2020 às 13:31
Reprodução/Instagram
O evento é promovido pelo coletivo Abayomi Juristas Negras e a Comissão de Igualdade Racial da OAB-PE - FOTO: Reprodução/Instagram

O Congresso "Mulheres Negras: entre dororidade e multipotencialidade”, realizado pela Abayomi Juristas Negras e a Comissão de Igualdade Racial da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Pernambuco, acontece nos próximos dias 24 e 25 de julho de forma online. Em parceria com a Uninabuco e o Governo do Estado de Pernambuco, o evento ocorre como parte de uma programação especial em homenagem ao mês da Mulher Negra Latino-americana e Caribenha. 

De acordo com Chiara Ramos, uma das fundadoras do coletivo Abayomi Juristas Negras, “Foram anos de apagamento da nossa relevância intelectual, agora é hora de ocuparmos os espaços de poder e saber que nos foram negados por séculos. Seja na academia, através do ensino e da pesquisa, seja no sistema de justiça, que ainda é majoritariamente branco”.

A programação do evento contará com palestras, seminários e painéis com nomes como Vilma Piedade (RJ), professora, escritora e palestrante;? Lívia Sant'Anna Vaz (BA), Promotora de Justiça do Ministério Público do Estado da Bahia; Karen Luise (RS), Juíza de Direito da 1ª Vara do Júri da Comarca de Porto Alegre; Luciana Ramos (DF), pós-doutora em Desigualdades globais e Justiça Social pela FLACSO, dentre outras mulheres negras.

Além disso, a festa "Enquanto Isso Em Wakanda", que surgiu como prévia carnavalesca este ano, fará parte do congresso e trará os artistas pernambucanos Blera Alves, Lucas dos Prazeres e a cantora Sandra Sá para compor o line-up. A transmissão acontecerá pelo Canal do YouTube da Uninabuco e contará com o auxílio de intérpretes de libras para a inclusão da comunidade surda.

"Quando o assunto é inclusão ainda existe muito o que caminhar, mas estamos fazendo a nossa parte e esse público, certamente, será muito bem-vindo", disse Manoela Alves, professora, ativista e presidenta da Comissão de Igualdade Racial da OAB/PE.

 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 

Em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude do Governo do Estado de Pernambuco, o Congresso "Mulheres Negras: entre dororidade e multipotencialidade" contará com intérpretes de libras para que a população surda tenha acesso à programação. ? ? "Quando o assunto é inclusão ainda existe muito o que caminhar, mas estamos fazendo a nossa parte e esse público, certamente, será muito bem-vindo", concluiu Manoela Alves, professora, ativista e presidenta da Comissão de Igualdade Racial da OAB/PE.? ? O evento sera? realizado nos dias 24 e 25 de julho. ? Ja? fez sua inscric?a?o? Link na BIO. ?? ?? #julhodaspretas #julhodaspretas2020 #dororidade #multipotencialidade #abayomijuristasnegras #25dejulho #facistasna?opassara?o #racistasna?opassara?o?

Uma publicação compartilhada por Abayomi Juristas Negras (@abayomijuristasnegras) em

Serviço

O evento dispõe de vagas limitadas. Para participar é necessário realizar inscrição gratuita através do site da Faculdade Joaquim Nabuco

Data: Sexta-feira (24), das 19h às 21h30 e sábado (25), das 9h às 18h. 



Comentários

Últimas notícias