Foram devolvidos recentemente à natureza, pela Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH), 177 animais silvestres. A soltura foi realizada na cidade de Jutaí, no Sertão de São Francisco e contemplou desde jabutis até pássaros.
Vítimas do tráfico de animais ou de criação ilegal, as espécies antes de voltaram ao habitat natural passaram por avaliação clínica, tratamento e até mesmo readaptação, no Cetas Tangara, que pertence à CPRH. Ganharam liberdade animais das espécies azulão, papa-capim, sanhaçu, graúna, pintasilva, patativa, canário-da-terra, etc. Segundo o gestor do Cetas Tangara, Yuri Valença, do total de passarinhos soltos a maior quantidade foi da espécie papa-capim.
Apreensão na BR-232
Em outra ação, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) deteve um homem de 35 anos que transportava 36 pássaros silvestres nesta quarta-feira (22), na BR-232, em Pombos, na Zona da Mata de Pernambuco. As aves estavam sendo transportadas em seis gaiolas e uma caixa, no interior e no porta-malas do carro.
O homem foi parado por policiais do Setor de Operações Especializadas da PRF que realizavam uma blitz no
quilômetro 62 da rodovia. De acordo com a PRF, ao verificar o automóvel, policiais encontraram 24 papa-capins, quatro canários-da-terra, quatro azulões, dois caboclinhos, um ferreiro e um papagaio.
O condutor do veículo possuía passagem na polícia por latrocínio, que é o crime de roubo seguido de morte.
Ele foi encaminhado à delegacia de Polícia Civil de Pombos e poderá responder por tráfico de animais silvestres. As aves foram encaminhadas ao órgão ambiental.
Comentários