Reabertura

Veja mudanças previstas pelo plano de reabertura em Pernambuco nesta segunda (27)

Shoppings poderão funcionar por mais duas horas a partir desta segunda

Douglas Hacknen
Cadastrado por
Douglas Hacknen
Publicado em 26/07/2020 às 21:28 | Atualizado em 26/07/2020 às 23:47
BOBBY FABISAK/JC IMAGEM
VENDAS A percepção de melhora da economia entre os comerciantes subiu para 29,3% no mês de junho - FOTO: BOBBY FABISAK/JC IMAGEM

Nesta segunda-feira (27), Pernambuco dá mais um passo para a volta total das atividades. Em decisão tomada após avaliação do Gabinete de Enfrentamento à Covid-19,  do governo estadual, alguns setores que já estão em operação passarão por algumas mudanças e terão flexibilizações. Na Região Metropolitana, o comércio de rua e os shoppings serão os alvos das alterações.

>> Pernambuco amplia atendimento do comércio e horários de shoppings

Shopping

Os shoppings poderão abrir duas horas mais cedo do que no horário atual permitido. Antes, abertos das 12h às 20h, os centros de compra passarão a poder funcionar das 10h às 20h.

Comércio popular

Já o comércio de rua terá sua capacidade de público dobrada. A determinação que era de um cliente a cada 20 metros quadrados passará a ser de um comprador a cada 10 metros quadrados.

Avaliação

Segundo o Gabinete, a avaliação de contaminados, leitos disponíveis e óbitos em Pernambuco é contínua e leva em consideração, indicadores de saúde. Com esse acompanhamento, é possível fazer uma análise e caso seja necessário, implantar medidas restritivas. 

O Secretário de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, Bruno Schwambach explicou que "estamos completando 50 dias do Plano de Convivência com a Covid-19, que iniciou em 1º de junho. Gradualmente, estamos implementando 11 etapas, com acompanhamentos em recortes regionais. Esta semana, entramos na etapa 6 em municípios da Região Metropolitana e Zona da Mata, com a retomada dos restaurantes e academias. A partir de segunda-feira, a capacidade de atendimento do comércio dobra e os shoppings passam a abrir a partir das 10h para que se possa melhor distribuir a chegada dos clientes, principalmente agora que temos academias e restaurantes funcionando", informou.

 “Observamos o comportamento dos clientes com a volta da operação de alimentação nesses estabelecimentos, e decidimos por antecipar a abertura para poder diluir o fluxo nessa entrada, separando quem quer fazer compras de quem quer ir ao shopping para se alimentar”, pontuou o gestor.

O que não pode?

Em todas as regiões do Estado segue proibida a realizações de jogos de futebol com público, museus, cinemas, teatro e aulas presenciais. Para as escolas, um protocolo de reabertura foi divulgado no último dia 15 de julho. Escolas, faculdades, universidades e cursos deverão seguir medidas restritivas. As outras atividades de lazer ainda não têm previsão de retorno.

>> Governo de Pernambuco detalha protocolo para reabertura de escolas e faculdades. Veja algumas regras

Agreste

No Agreste está liberado para funcionar: comércio varejista com capacidade de uma pessoa a cada 20 metros quadrados; comércio atacadista; shopping centers,com até 30% da capacidade; polo de confecções; salões de beleza e serviços de estética, com distanciamento de 1,5 metro; concessionárias e serviços de locação de automóveis e de vistoria de veículos; construção civil; igrejas e templos com limite de 30% da capacidade; futebol; praças e parques.

Sertão

O Sertão vive uma fase mais delicada. A cidade de Petrolina, maior da região passou 15 dias em quarentena, que acaba nesta segunda. Segundo o prefeito Miguel Coelho, a cidade volta a seguir o Plano de Convivência Com a Covid-19 do governo estadual, na quarta etapa. Poderão reabrir o comércio varejista, shoppings, feiras livres, salões de beleza e estética, construção civil (100%). Missas, cultos e outras celebrações religiosas também podem voltar a acontecer.

>> Após nova quarentena, Petrolina reabre comércio a partir de segunda-feira

A Orla, o Parque Josepha Coelho e as pistas de caminhada serão liberadas para o uso. Bares, restaurantes e academias ainda não poderão reabrir. 

Comentários

Últimas notícias