Desinformação

Testes do projeto Confere.ai começam nesta terça-feira

Plataforma parceira do SJCC fará checagem automática de desinformação e poderá ser testada até o próximo dia 4.

JC
Cadastrado por
JC
Publicado em 28/07/2020 às 11:08 | Atualizado em 25/09/2020 às 15:12
CONFERE.AI
FACT CHECK Confere.ai faz checagens usando inteligência artificial - FOTO: CONFERE.AI

Os testes do Confere.ai, ferramenta que realiza checagens automáticas de links e textos, começam nesta terça-feira (28). A plataforma, construída em parceria entre pesquisadores da Universidade Católica de Pernambuco, o Sistema Jornal do Commercio de Comunicação (SJCC) e a startup Verific.ai, mede a quantidade de características de desinformação presentes em um conteúdo e tem o objetivo de criar uma cultura de verificação. O teste, inicialmente só com a checagem de links. A proposta é que usuários interessados na checagem de desinformação possam validar a ferramenta. Em agosto, o Confere.ai será disponibilizado para o público geral.


Para realizar os testes, você pode se cadastrar neste link ou enviar um e-mail para [email protected], com o seu nome, data de nascimento e grau de escolaridade. O teste consiste em uma série de missões que o usuário irá realizar para, ao fim, responder perguntas diante da experiência que teve. O objetivo do Confere.ai é dar ao cidadão a possibilidade de atuar como um checador e multiplicador de informações de qualidade.


O projeto surgiu de uma pesquisa realizada no mestrado em Indústrias Criativas da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) e, em parceria com o Sistema Jornal do Commercio, foi selecionado pelo Desafio de Inovação da Google News Initiative para a América Latina.


O Confere.ai criou um medidor de desinformação, por meio do qual apresenta um resultado em cinco estágios para dizer se um conteúdo tem muitas ou poucas características de um texto ou link considerado falso ou enganoso. Para isso, uma equipe de jornalistas e desenvolvedores estudou o padrão de escrita e publicização de uma desinformação, conhecida também como “fake news”. Foram analisadas cerca de 22 mil notícias já veiculadas e classificadas por checadores profissionais como verdadeiras ou falsas.


A partir disso, foram criados critérios para identificar esses padrões e analisar a relevância deles. Em seguida, a equipe validou os resultados e automatizou a busca. O Confere.ai também usa inteligência artificial como um dos parâmetros de avaliação do conteúdo enviado pelo usuário, tecnologia que estará em treinamento durante todo o segundo semestre deste ano. O Confere.ai acerta atualmente 98% dos links enviados.


O teste terá o objetivo de avaliar esses critérios, isto é, saber se a ferramenta tem o mesmo índice de acerto em um ambiente não controlado. Além disso, irá validar outros parâmetros da plataforma: a experiência do usuário, o layout e os textos criados. Queremos saber se você entendeu o conteúdo, a forma como o resultado é apresentado e também o que sugere para melhorar o Confere.ai. O formulário com o teste ficará disponível durante uma semana, até o próximo dia 4. Para saber mais detalhes do projeto, você pode acessar as redes sociais do Jornal do Commercio e também o Instagram do Confere.ai.

Comentários

Últimas notícias