PROPOSTA ENTRE UNIVERSIDADES

Intercâmbio em Pernambuco

Margarida Azevedo
Cadastrado por
Margarida Azevedo
Publicado em 29/07/2020 às 6:00
Leitura:

Um intercâmbio entre as universidades públicas do Estado e a Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) para que alunos das graduações de uma instituição possam cursar disciplinas ou mesmo todo o semestre letivo em outras durante a pandemia de covid-19. A proposta é do reitor da Unicap, padre Pedro Rubens, e foi apresentada ontem durante coletiva do Consórcio Universitas. O grupo é formado pelas Universidades Federais UFPE, UFRPE, Ufape e Univasf, pela estadual UPE, e pelos institutos federais IFPE e IF do Sertão.

"Como ninguém poderá viajar por causa da pandemia, a ideia é que quem quiser e puder faça intercâmbio com outra universidade do Estado. Cada universidade que aderir disponibiliza as vagas. A instituição de origem se compromete a reconhecer as disciplinas que foram cursadas pelo seu aluno no intercâmbio. É uma possibilidade para o estudante adiantar o curso", destacou padre Pedro Rubens. O acordo pode ser celebrado bilateralmente, entre duas universidades, ou por todas que integram o consórcio. Como a Unicap é a única particular, o universitário terá que pagar a mensalidade. "Caso seja cotista, garantimos que faça sem ônus", disse o reitor.

Presidente do Consórcio Universitas e reitor da UPE, Pedro Falcão informou que a proposta foi bem recebida e está sendo analisada pelos outros gestores das universidades. Como são públicas, diz, precisam avaliar se juridicamente será possível firmar o convênio. "Para os alunos é a oportunidade de cursar mais disciplinas, em outra instituição e sem muita burocracia", comentou Pedro Falcão. Ele informou que caso o bônus de 10% na nota do Enem, para alunos de Pernambuco que vão concorrer às vagas da UPE, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), seja aprovado será para os cursos de medicina, odontologia e direito.

Participaram da coletiva também os reitores da UFPE, Alfredo Gomes, e Marcelo Carneiro Leão, da UFRPE. Nessas duas instituições, as aulas das graduações, remotas e em semestre extra, voltam dia 17. A UPE também aderiu a um período extra, com aulas online começando em 8 de setembro. A Unicap foi a única que concluiu o 1º semestre letivo. As aulas do 2º semestre têm início dia 19 de forma remota.

Comentários

Últimas notícias