Um dos equipamentos mais requisitados durante a pandemia do novo coronavírus, os respiradores, essenciais para realizar o entubamento de pacientes vitimas da covid-19, serão doados por duas empresas privadas. Somente para o estado de Pernambuco, 20 peças foram enviadas para unidades públicas. No total, 200 respiradores foram encaminhados para mais sete estados no Brasil.
Os oito estados beneficiados foram: São Paulo (com 50 unidades); Rio de Janeiro (50); Pernambuco (20); Roraima (20); Amapá (20); Ceará (20); Espírito Santo (15) e Acre (5). Os respiradores foram importados pelo Santander Brasil e Vivo. A iniciativa vai reforçar a rede pública dos estados beneficiados.
Os critérios para a distribuição foram definidos em parceria com as secretarias de saúde dos estados, de modo que os aparelhos atendam as regiões mais afetadas pela covid-19.
Desde o início da pandemia a Fundação Telefônica Vivo já doou mais de R$16,3 milhões. O Santander também implementou a doação de 5 milhões de testes rápidos e 15 milhões de máscaras, além de respiradores e equipamentos de saúde, em parceria com os bancos Bradesco e Itaú.
Comentários