Um programa de capacitação para os municípios pernambucanos na área de gestão dos resíduos sólidos vai ser criado no estado. Fruto de uma parceria entre a Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas/PE) e a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), o programa foi formalizado, nesta segunda-feira (3). A expectativa é que as capacitações tenham início a partir de fevereiro de 2021.
>> Brasil está entre os que mais preservam meio ambiente, diz Secretaria de Política Econômica
>> MPF pede afastamento de Salles por 'desestruturação dolosa' do meio ambiente
O acordo de cooperação técnica entre as instituições, vai começar após o processo de planejamento e estruturação que deve ser realizado pelas duas entidades com a articulação da Associação Municipalista de Pernambuco (AMUPE). O documento foi assinado pelo secretário estadual de Meio Ambiente, José Bertotti, e pelo reitor Alfredo Gomes, da UFPE.
A assinatura simbólica do acordo ocorreu durante uma live que foi transmitida pelos perfis da Semas no YouTube e Facebook, e também pelo YouTube da UFPE.
As formações teóricas e práticas propostas serão voltadas para as áreas de compostagem, refinamento e aproveitamento de óleo usado, produção de biogás, educação ambiental, além do ensino e extensão universitária na área de resíduos. A ideia é atender não só gestores e técnicos dos municípios, mas toda a sociedade.
A adoção do modelo pode representar uma economia de R$ 1 milhão por ano, além de garantir ganhos ambientais e para a saúde.
Comentários