Nova data para aula remota

NOVO CORONAVÍRUS Prevista para começar na próxima segunda, retomada das atividades na UFPE foi adiada para o próximo dia 24

Mayra Cavalcanti
Cadastrado por
Mayra Cavalcanti
Publicado em 13/08/2020 às 6:00
REPRODUÇÃO/FACEBOOK UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO
Aulas presenciais foram suspensas em 16 de março devido à pandemia - FOTO: REPRODUÇÃO/FACEBOOK UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO
Leitura:

Sem aulas presenciais desde o dia 16 de março devido à pandemia do novo coronavírus, estudantes da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), dos campi Recife, Caruaru e Vitória de Santo Antão, vão ter que esperar mais uma semana para dar início ao Semestre Letivo Suplementar 2020.3. Previstas para começar na próxima segunda-feira (17), as aulas remotas foram adiadas para o dia 24 de agosto. A alteração ocorreu por causa da expansão do período de matrículas, que agora podem ser feitas até amanhã (14). Na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) não houve mudança e as aulas voltam na próxima segunda-feira.

O adiamento repercute no calendário acadêmico, que ganhou um novo prazo para o fim das atividades letivas em 2020, previsto para o dia 24 de novembro. "O novo calendário acadêmico, aprovado pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE/UFPE), visa atender à grande demanda estudantil por matrículas no período, além de compensar eventuais dificuldades apresentadas pelos estudantes, sobretudo os novatos, para efetivar a matrícula", disse a instituição, por meio de uma nota. De acordo com a UFPE, até a manhã da última terça-feira, mais de 21 mil estudantes tinham se matriculado.

A inclusão de cadeiras é feita exclusivamente online, através do Siga, plataforma virtual responsável por gerenciar os processos institucionais de ensino. Com a alteração do calendário, a UFPE também criou um período de complementação de matrículas, que estará disponível para quem já fez a inscrição no Semestre Letivo Suplementar 2020.3, mas deseja acrescentar disciplinas à grade. O processo pode ser feito de 19 a 24 de agosto. Neste período, no entanto, não será permitido o cancelamento de cadeiras através do Siga, sendo necessário o contato online com a coordenação do curso.

A volta às aulas na UFPE vai acontecer com disciplinas ministradas virtualmente. A matrícula dos alunos e a participação dos professores é facultativa, com autonomia para decidir se vão participar ou não. Quem optar por não cursar cadeiras a distância não será prejudicado e poderá dar continuidade à graduação quando o semestre 2020, com aulas presenciais, retomar. A universidade conta com 40 mil alunos, dos quais pouco mais de 30 mil estudam nos 109 cursos de graduação.

A comunidade acadêmica é formada também por 2.504 professores e 3.843 técnicos administrativos (números de junho de 2019). Na semana passada, a instituição lançou um edital voltado para alunos em situação de vulnerabilidade socioeconômica, para fornecer plano de dados móveis e aparelhos eletrônicos, possibilitando a matrícula no semestre letivo 2020.3. As inscrições para os interessados se encerraram ontem.

 

Comentários

Últimas notícias