Aula remota até 31 de agosto

CORONAVÍRUS Governo prorrogou, mais uma vez, decreto que suspende aula presencial. Não há data prevista para retorno às escolas

Alice Albuquerque
Cadastrado por
Alice Albuquerque
Publicado em 14/08/2020 às 6:00
WELINGTON LIMA/JC IMAGEM
CUIDADO Para evitar contágio, regras de distanciamento e higiene deverão ser seguidas por mototaxistas - FOTO: WELINGTON LIMA/JC IMAGEM
Leitura:

O governo de Pernambuco anunciou ontem a prorrogação do decreto que suspende as aulas presenciais, tanto na educação básica quanto no ensino superior. A decisão, que valeria até amanhã, agora segue em vigor até o dia 31 de agosto. Por "cautela", o Estado decidiu também não avançar etapas dentro do Plano de Convivência com a Covid-19 em nenhuma região do Estado.

De acordo com o secretário Estadual de Educação, Fred Amancio, ainda não há data definida para retomada das aulas presenciais. Ele destacou que o protocolo setorial terá uma nova versão, incluindo mais sugestões coletadas em consulta pública.

"Desenvolvemos um plano executivo para a retomada, tratando de que deve ocorrer em etapas. Por exemplo, priorizando anos como o 3º ano do ensino médio", explicou o secretário.

Amancio destacou que a importância das retomada das aulas presenciais se deve por vários aspectos "desde aprendizagem, mas também pela questão do desenvolvimento social e emocional dos estudantes", e reconheceu que a área envolve muita complexidade. "A gente vem analisando esses números no Estado. Ainda não é o momento de se estabelecer essas datas."

Para o Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco (Sintepe), a decisão foi prudente. "O bom senso prevaleceu diante dos dados, os números ainda estão em um patamar elevado. Acreditamos que não há segurança e tranquilidade para que possamos retomar as atividades presenciais sem riscos. Uma das maiores dificuldades é a questão do transporte público, por conta da aglomeração. Vamos continuar atentos para que não haja nenhum anúncio precipitado", disse o presidente do Sintepe, Fernando Melo.

Na avaliação do Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino no Estado de Pernambuco (Sinepe), não há justificativa para a prorrogação. A categoria argumenta que está pronta para o retorno. "Nós nos sentimos um tanto quanto injustiçados no processo. Queríamos compreender como as coisas estão sendo colocadas. O protocolo vem sendo cumprido em relação a várias atividades onde percebemos que aglomeração é a tônica, como feira da sulanca, supermercados, praias e restaurantes. Não que sejamos contra, mas quando se trata de educação, se coloca de uma maneira bastante radical", afirmou o presidente da entidade, José Ricardo Diniz.

 

PEDRO MENEZES/SEI
Desenvolvemos um plano executivo para a retomada, tratando de que deve ocorrer em etapas. Por exemplo, priorizando anos como o 3º ano do ensino médio", explicou o secretário Fred Amancio - FOTO:PEDRO MENEZES/SEI
BOBBY FABISAK/JC IMAGEM
Salas de aulas e corredores das escolas estão vazios desde 18 de março por causa da covid-19 - FOTO:BOBBY FABISAK/JC IMAGEM

Comentários

Últimas notícias