educação

Mais de 6 mil estudantes do Sesi ganham livros de Monteiro Lobato e Ziraldo em Pernambuco

Iniciativa faz parte do Programa Literário Sesi, que contempla todo o País

JC
Cadastrado por
JC
Publicado em 14/08/2020 às 12:13 | Atualizado em 14/08/2020 às 12:13
DIVULGAÇÃO/ SESI
Entregas estão sendo feitas por esquema drive-thru - FOTO: DIVULGAÇÃO/ SESI

Para incentivar o hábito de leitura em crianças e adolescentes, o Serviço Social da Indústria (Sesi) está distribuindo livros de Monteiro Lobato e Ziraldo para estudantes dos ensinos Fundamental e Médio. O programa Literário Sesi contempla todo o País; em Pernambuco, 6.070 alunos das 13 unidades da Rede Sesi de Educação receberão as obras. Seguindo os protocolos sanitários para evitar aglomerações, a entrega está sendo feita em esquema drive thru. O material já foi enviado às unidades do Sesi em Goiana, Camaragibe, Ibura, Caruaru, Belo Jardim e Ipojuca. Nesta sexta (14), é a vez de Petrolina. No sábado (15), recebem Paulista, Moreno, Escada e Vasco da Gama. Em 21 de agosto, Araripina, e no dia 22, Cabo de Santo Agostinho.

>> No Dia Mundial do Livro, saiba mais sobre a profissão de tradutor literário

>> Guedes sugere doação de livros a pobres em vez de isenção a editoras

Os jovens do Ensino Fundamental estão sendo presenteados com uma maleta com oito títulos; do 1º e 6º ao 9º ano ganharão obras de Monteiro Lobato e os do 2º ao 5º ano livros de Ziraldo. Os do Ensino Médio recebem seis exemplares de Monteiro Lobato.

A ideia do programa é incentivar o acesso às obras literárias de autores brasileiros, a ampliação da capacidade de produção textual das crianças e dos jovens, e ao mesmo tempo enriquecer o acervo das bibliotecas escolares do SESI. “Queremos que a leitura ultrapasse os muros da escola e que os alunos aproveitem a oportunidade para estreitar o vínculo com os pais, desenvolvendo o hábito de ler juntos”, falou a gerente de Educação do Sesi-PE, Mirella Barreto.

Para isso, a regional lançou um desafio às escolas. “Cada unidade do SESI-PE deverá elaborar um projeto usando como fonte de inspiração os autores Monteiro Lobato e Ziraldo. Demos total liberdade para eles criarem uma peça teatral, um sarau, uma radionovela ou o que preferirem”, contou Mirella.

Para a estudante do 3º ano do Ensino Médio do SESI Caruaru Letícia Freitas, o programa é uma chance para o aluno e para a família conhecerem mais sobre os autores. “Já li algumas crônicas de Monteiro Lobato e, agora, terei a possibilidade de me aprofundar na obra dele, além de exercitar outras áreas de conhecimento, como sociologia e história”, disse. “Neste momento de pandemia da covid-19 que estamos vivendo, nada melhor que criar o costume de ler.”

Comentários

Últimas notícias