VIOLAÇÃO CONTRA O IDOSO

Fiscalização encontra irregularidades em instituição para idosos, no Recife

Instituição havia sido orientada a não receber novos residentes durante a pandemia do novo coronavírus

Thalis Araújo
Cadastrado por
Thalis Araújo
Publicado em 20/08/2020 às 19:21 | Atualizado em 20/08/2020 às 19:44
DIVULGAÇÃO
Instituição é localizada em Casa Forte, Zona Norte do Recife - FOTO: DIVULGAÇÃO

Uma série de irregularidades foi encontrada em uma instituição para idosos que fica no bairro de Casa Forte, na Zona Norte do Recife, nesta quinta-feira (20), durante a Operação Longa Permanência. A fiscalização foi desencadeada depois que denúncias foram feitas, alegando que a instituição tinha recebido novos residentes, em meio à pandemia do novo coronavírus. A Longa Permanência é realizada Centro Integrado de Atenção e Prevenção à Violência Contra a Pessoa Idosa (CIAPPI), programa vinculado à Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH), juntamente com a Vigilância Sanitária, Procon, ambos do Recife, e Ministério Público de Pernambuco (MPPE).

Outras irregularidades

A ILPI já tinha sido autuada pela Vigilância Sanitária, durante uma fiscalização realizada anteriormente. A instituição havia sido orientada para não receber novos residentes, mas não cumpriu a ordem. Além desta infração, no local também foram encontradas outras irregularidades, como: quantidades de camas além do permitido nos quartos, ventilação precária nos dormitórios e leitos colados com a parede. Após a fiscalização, a vigilância municipal enviará o relatório para ILPI, junto com uma notificação, informando os ajustes que deverão ser providenciados e as demais medidas cabíveis e o CIAPPI, por sua vez, acompanhará todo o procedimento.

O secretário de Justiça e Direitos Humanos, Pedro Eurico, explicou um pouco sobre a operação realizada nesta quinta. “O objetivo da operação é identificar irregularidades nas Instituições e sensibilizar a população sobre a importância de denunciar qualquer tipo de violações contra as pessoas de 60 anos ou mais, em qualquer lugar que ela esteja acontecendo”.

Durante a realização da fiscalização, foram tomadas todas as medidas de higienização necessárias, para proteger as pessoas idosas residentes, os profissionais da instituição e a equipe que integrou a operação de possíveis contágios pela covid-19.

Denúncia de violações contra idosos cai 70% durante a pandemia, diz CIAPPI

Dados do Centro Integrado de Atenção e Prevenção à Violência Contra a Pessoa Idosa (CIAPPI), revelam que, de março a julho deste ano, período da pandemia do novo coronavírus, foi registrada uma considerável redução no número de denúncias recebidas pelo Centro, com 98 queixas. Em 2019, no mesmo período, foram registradas 321 denúncias. Com os números, é possível notar um percentual de quase 70% de queda. O número de violações, identificadas mediante o recebimento das denúncias, também passou por uma redução de 41,08%.

RAY EVLLYN
Denúncia de violações contra idosos diminuíram em 70% - RAY EVLLYN

Confira o ranking de abusos contra idosos em números:

  1. Negligência (124);
  2. Violência Financeira (99);
  3. Violência Psicológica (86);
  4. Violência Física (70);
  5. Violência Patrimonial (29);
  6. Ameaça (29).

Cidades com maiores índices de denúncias:

  1. Recife;
  2. Olinda;
  3. Jaboatão;
  4. Paulista;
  5. Camaragibe;
  6. Caruaru.

População deve ficar alerta

O secretário Pedro Eurico também pede a população para ficar atenta aos mínimos detalhes de violação de direitos das pessoas idosas. “Esses números revelam uma queda muito expressiva nas denúncias. O isolamento social e a falta de contato com pessoas pode estar impedindo essa população de denunciar”, explica. Ainda com base nos dados de 2020, de março a julho, foi registrado que a faixa etária que mais sofreu abusos está entre 70 a 79 anos.

Todos precisam estar atentos. Vizinhos, cuidadores, enfermeiros, familiares. Não hesitem em denunciar, caso percebam qualquer mudança de comportamento de uma pessoa idosa. Qualquer mínimo sinal já pode ser um indício de violação
Pedro Eurico - Secretário de Justiça e Direitos Humanos

Onde e como denunciar violações contra idosos?

Qualquer pessoa pode denunciar atos de violações contra pessoas idosas. Para fazer isso, é preciso ligar para o (81) 3182-7649 ou enviar um e-mail para o [email protected], no horário especial das 9h às 13h (durante a pandemia).

Citação

Todos precisam estar atentos. Vizinhos, cuidadores, enfermeiros, familiares. Não hesitem em denunciar, caso percebam qualquer mudança de comportamento de uma pessoa idosa. Qualquer mínimo sinal já pode ser um indício de

Pedro Eurico - Secretário de Justiça e Direitos Humanos
RAY EVLLYN
Denúncia de violações contra idosos diminuíram em 70% - FOTO:RAY EVLLYN

Comentários

Últimas notícias