cultura

Fechados por conta da pandemia, teatros e museu municipais do Recife têm reforma estrutural

Sistemas de climatização de equipamentos culturais passam por requalificação

JC
Cadastrado por
JC
Publicado em 27/08/2020 às 9:19 | Atualizado em 27/08/2020 às 13:13
DIVULGAÇÃO
ADAPTAÇÕES Expectativa é que espaços como o Santa Isabel recebam o público em breve - FOTO: DIVULGAÇÃO

Fechados desde março por conta da pandemia do coronavírus, alguns equipamentos culturais do Recife estão passando por obras de revitalização do espaço. Os teatros municipais Santa Isabel, Hermilo Borba Filho, Apolo e o Museu Murillo La Greca recebem intervenções nas estruturas e instalações térmicas de seus prédios, a maior parte antiga.

Inaugurado em 1850 e tombado como Patrimônio Histórico e Artístico Nacional pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em 1949, o Teatro Santa Isabel passou por inúmeras reformas até chegar a como é hoje. No ano em que celebra 170 anos, o teatro tem restaurado o sistema de climatização, em uso há mais de 44.

» Teatro Santa Isabel completa 170 anos entre a tradição e a renovação

» Como será a volta dos cinemas em Pernambuco?

» Campanha convida visitantes a voltar ao Sítio Histórico de Olinda e dá desconto a compradores; entenda

Para gerar eficiência energética e dar maior conforto térmico a visitantes e trabalhadores, 90% do maquinário antigo serão substituídos por um novo. Isso inclui todos os equipamentos da Central de Água Gelada - desde os chillers e as torres de condensação aos fan coils da plateia.

A atualização demandou outras adequações nos bastidores. A estrutura atual já foi desmontada e a casa de máquinas está sendo aumentada para receber os próximos equipamentos.

A obra foi planejada a partir de um estudo de engenharia mecânica que mapeou todas as falhas do antigo projeto de refrigeração. O previsão de conclusão da Prefeitura do Recife é para meados de novembro. O município investe R$ 1,2 milhão na reforma - a maior das quatro.

Os teatros Apolo e Hermilo Borba Filho também têm os sistemas de climatização, de menor porte, substituídos por novas máquinas. As mais antigas tinham 25 anos de uso.

O Museu Murilo La Greca está trocando a central de ar condicionado do tipo multisplit, que é usada há quase 30 anos. As três obras deverão estar prontas em outubro.

Todas as intervenções são coordenadas pela Gerência Geral de Arquitetura e Engenharia da Fundação de Cultura Cidade do Recife.

Reabertura

A operação de equipamentos culturais em Pernambuco foi suspensa no dia 17 de março, cinco dias depois de o Estado registrar o primeiro caso do coronavírus.

A retomada de museus, cinemas e teatros públicos e particulares (com um terço da capacidade) está prevista na etapa 9 do Plano de Convivência com a Covid-19 do Governo de Pernambuco. A reabertura total só está contemplada na fase 10 do documento, e condicionada ao seguimento de protocolos setoriais - que ainda não foram divulgados.

Os eventos culturais e os eventos esportivos com público são as últimas etapas do plano de flexibilização das atividades econômicas.

Nenhuma cidade do Estado avançou a este ponto.

A Região Metropolitana do Recife (RMR), bem como os municípios inscritos nas II (Limoeiro), III (Palmares) e XII (Goiana) Gerência Regional de Saúde (Geres), está na etapa sete.

Já as Geres IV (Caruaru), V (Garanhuns), VI (Arcoverde), VII (Salgueiro), VIII (Petrolina), X (Afogados da Ingazeira) e XI (Serra Talhada) estão na fase seis.

A Geres IX, de Ouricuri, mantem-se na quarta etapa.

Comentários

Últimas notícias