Lacen vai quadruplicar o processamento de testes

AUTOR
Cadastrado por
AUTOR
Publicado em 29/08/2020 às 2:00
Leitura:

Em visita ao Laboratório Central de Saúde Pública de Pernambuco (Lacen-PE), ontem, o governador Paulo Câmara inaugurou dois novos equipamentos que ampliarão a capacidade de processamento de testagem para covid-19 das atuais 800 amostras diárias para 3,2 mil. Foram investidos, por meio da Fundação de Amparo a Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (Facepe), R$ 6 milhões nos equipamentos, além da compra de 120 mil testes RT-PCR. No Diário Oficial de ontem foi publicada autorização para convocação de 39 biomédicos e farmacêuticos/bioquímicos, aprovados em seleção, para reforçar o quadro do Lacen.

"A pandemia da covid-19 mostrou a necessidade de estarmos cada vez mais preparados para os desafios que possam acontecer no futuro. A testagem, o diagnóstico, os exames laboratoriais precisam e têm relevância nesse processo. Pernambuco sai na frente, mais uma vez, com a aquisição de máquinas que vão dar capacidade de testagem quatro vezes maior que a atual. Vai dar celeridade e qualidade, a um custo menor", afirmou Paulo Câmara.

Os novos equipamentos, de última geração e importados, vão fazer a extração do RNA das amostras do material biológico coletado e o processamento do exame de RT-PCR em si, automatizando esse processo e permitindo quadruplicar a capacidade de produção diária. Desde o início da pandemia da covid-19, o Lacen-PE já processou mais de 73 mil exames de biologia molecular (RT-PCR), considerado padrão-ouro por ser mais sensível e detectar a atividade viral em sua fase mais aguda, ou seja, quando a carga de transmissão do paciente está mais alta. Esse quantitativo representa 50% de toda a produção desse tipo de exame no Estado.

Além dos 120 mil kits de testagem comprados via Facepe, o Estado adquiriu mais de 57,5 mil exames do tipo RT-PCR para o Lacen e laboratórios conveniados. Outros 102 mil foram repassados pelo Ministério da Saúde, e houve a doação de 56 mil do Grupo Unilever, Petrobrás e da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas).

A Secretaria Estadual de Saúde, ainda comprou outros equipamentos para o laboratório (freezer, extrator, entre outros), insumos (swab, kits de amplificação) e equipamentos de proteção individual (EPIs) para garantir a segurança dos profissionais que circulam por áreas com risco biológico.

 

Comentários

Últimas notícias