curva de contágio

Pernambuco entra no nível 2 de risco e se aproxima da fase do "novo normal"

A Macrorregião I está chegando ao nível que antecede as novas condições de normalidade no convívio social

JC
Cadastrado por
JC
Publicado em 31/08/2020 às 16:29 | Atualizado em 31/08/2020 às 16:56
YACY RIBEIRO/JC IMAGEM
Serviços de alimentação podem funcionar com 50% da capacidade - FOTO: YACY RIBEIRO/JC IMAGEM

Pernambuco atingiu a estabilidade no patamar baixo da curva de contágio e óbitos provocados pela covid-19, segundo o governo estadual, e se aproxima das condições consideradas como "novo normal" no convívio social. 

>> Conheça as 11 etapas do plano para reabertura de 100% das atividades econômicas de Pernambuco

>> Pernambuco registra 445 novos casos de coronavírus e 19 óbitos

Cinco meses após o registro do primeiro caso da doença em Pernambuco, mais de 70 municípios da Região Metropolitana do Recife (RMR) e das Zonas da Mata Norte e Sul migraram para a “área verde”, o que significa a chegada a Macrorregião 1 ao nível 2 de risco, fase que antecede as novas condições de normalidade no convívio social.

>> Com novas máquinas, Pernambuco quadruplicará análise e terá 3,2 mil testes de covid-19 processados por dia

O Plano de Convivência das Atividades Econômicas com a Covid-19, elaborado pelo governo estadual, teve início no dia 1º de junho. Seguindo as etapas contidas no planejamento, Pernambuco já tem 97% dos setores econômicos com as atividades retomadas e a expectativa do Estado é de que a estabilidade se estenda para todo o território pernambucano. 

A medida permite o avanço da Macrorregião de Saúde 1 para a Etapa 8 do Plano. A partir desta segunda-feira (31), o comércio de praia, os museus e espaços de exposições retomaram suas atividades, seguindo os protocolos de higiene, saúde e comunicação. Além disso, os escritórios localizados nessa região já podem voltar a operar com 100% da capacidade.

Enquanto isso, Caruaru e outras 31 cidades do Agreste avançam para a Etapa 7 do Plano de Convivência. Nesta região, os serviços de alimentação e shopping centers poderão ampliar o horário de funcionamento para às 22h - até o momento esses estabelecimentos estão funcionando das 10h às 20h, no caso dos centros de compras, e das 6h às 20h, no caso dos restaurantes, bares, lanchonetes, cafés e similares. 

Localidades que não avançam

Também no Agreste, Garanhuns e outras 20 cidades do seu entorno ainda continuam na Etapa 6 do Plano. Os serviços de alimentação já estavam autorizados a funcionar com 50% da capacidade, além de academias de ginástica, Feira e Polo de Confecções sob novos protocolos. A etapa 6 permitiu ainda a reabertura dos shoppings e comércio varejista de rua com limite de 10 metros quadrados para cada cliente.

Também não haverá avanço das regras de flexibilização, nesta próxima fase, para as seis regionais de Saúde que dividem 60 cidades do Sertão. Os municípios continuarão nas etapas em que estão atualmente, que seriam as seguintes:

VI GERES (Etapa 6) - Arcoverde, Buíque, Custódia, Ibimirim, Inajá, Jatobá, Manarí, Pedra, Petrolândia, Sertânia, Tacaratu, Tupanatinga, Venturosa.

VII GERES (Etapa 6) - Belém do São Francisco, Cedro, Mirandiba, Salgueiro, Serrita, Terra Nova, Verdejante.

VIII GERES (Etapa 6) - Afrânio, Cabrobó, Dormentes, Lagoa Grande, Orocó, Petrolina, Santa Maria da Boa Vista.

IX GERES (Etapa 4) - Araripina, Bodocó, Exu, Granito, Ipubi, Moreilândia, Ouricuri, Parnamirim, Santa Cruz, Santa Filomena, Trindade.

X GERES (Etapa 6) - Afogados da Ingazeira, Brejinho, Carnaíba, Iguaraci, Ingazeira, Itapetim, Quixaba, Santa Terezinha, São José do Egito, Solidão, Tabira, Tuparetama.

XI GERES (Etapa 6) - Betânia, Calumbi, Carnaubeira da Penha, Flores, Floresta, Itacuruba, Santa Cruz da Baixa Verde, São José do Belmonte, Serra Talhada, Triunfo.

Comentários

Últimas notícias