DOAÇÃO DE ÓRGÃOS E TECIDOS

Central de Transplantes de Pernambuco inicia série de webpalestras sobre doação de órgãos e tecidos

Campanha começa nesta terça (1º), em alusão ao Setembro Verde, mês voltado à importância da doação de órgãos e tecidos

Thalis Araújo
Cadastrado por
Thalis Araújo
Publicado em 31/08/2020 às 20:08 | Atualizado em 31/08/2020 às 20:29
Sérgio Bernardo/JC Imagem
Campanha começa nesta terça-feira (1º) - FOTO: Sérgio Bernardo/JC Imagem

Abrindo o Setembro Verde, período voltado para a conscientização da importância da doação de órgãos e tecidos, a Central de Transplantes de Pernambuco (CT-PE) inicia nesta terça-feira (1º) uma série de webpalestras para profissionais de saúde. Os encontros virtuais serão transmitidos pelo canal do YouTube do Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (CREMEPE), que é um parceiro da iniciativa.

Ao todo, serão três eventos, sempre às 20h. O primeiro, nesta terça (1º), vai abordar como funciona a doação de órgãos e tecidos. Na segunda semana (08/09), o assunto vai ser como diagnosticar e comunicar às famílias a morte encefálica. Já no último dia de webpalestras (15/09), a pauta vai ser como manter a função hemodinâmica do potencial doador.

Os eventos contarão, além da presença do médico do CT-PE, André Bezerra, com a colaboração de Joel de Andrade e Glauco Westphal, coordenador e médico da Central de Transplantes de Santa Catarina, respectivamente. A mediação será feita pela médica Zilda Cavalcanti e pela coordenadora da CT-PE, Noemy Gomes.

"Nós trabalhamos permanentemente para qualificar os profissionais de saúde com o intuito de termos equipes capacitadas para fazer o diagnóstico correto da morte encefálica, manter as funções vitais do doador para que o procedimento de retirada dos órgãos seja realizado e também para o acolhimento dos familiares neste momento de dor, repassando as informações necessárias para que seja garantido esse direito de ajudar o próximo. A necessidade por um doador de órgãos e tecidos é constante e, neste momento de pandemia, se faz ainda mais necessário o empenho de todos para conseguirmos dar qualidade de vida aqueles que estão na fila de espera por um sim", afirma a coordenadora da CT-PE, Noemy Gomes.

Número de transplantes em Pernambuco cai em 2020

Entre janeiro e julho de 2020, foram realizados 455 transplantes em Pernambuco. O quantitativo é 51,6% menor que o mesmo período de 2019, quando foram realizados 940 procedimentos. É importante destacar que a diminuição foi provocada pela suspensão dos procedimentos eletivos de córnea pelo Ministério da Saúde (casos de urgência continuaram sendo realizados).

 

Sérgio Bernardo/Acervo JC Imagem
Número de transplantes em Pernambuco cai em 2020 - Sérgio Bernardo/Acervo JC Imagem

Os de rim, em uma decisão colegiada dos centros transplantadores e o Estado, também foram suspensos, já que o paciente tem um tratamento substitutivo (hemodiálise), mas já voltaram a ocorrer desde a segunda quinzena de julho. É preciso frisar, ainda, que, desde o início da pandemia, foram mantidos os transplantes de fígado, coração e medula óssea.

A Central de Transplantes de Pernambuco (CT-PE) reforça a importância da doação de órgãos e tecidos e que este gesto de solidariedade pode salvar diversas vidas. É preciso continuar conscientizando a população sobre o tema e trazer o debate para o seio familiar, já que a doação, de acordo com a legislação brasileira, só pode ser autorizada por um parente de até segundo grau. Atualmente, a fila de espera conta com 1.425 pacientes, sendo 1.152 aguardando um rim.

Comentários

Últimas notícias