RECONHECIMENTO

Jornal do Commercio vence quatro categorias do 16º Prêmio Urbana de Jornalismo

Trabalhos de profissionais do JC sobre mobilidade e transporte público foram premiados nas categorias Reportagem Impressa - Série, Reportagem Impressa - Matéria Especial, Fotojornalismo e Grande Prêmio

JC
JC
Publicado em 01/09/2020 às 23:39
FILIPE JORDÃO/JC IMAGEM
NA MIRA DO DESCCASO Filipe Jordão retrata o descuido com o BRT - FOTO: FILIPE JORDÃO/JC IMAGEM
Leitura:

O Jornal do Commercio venceu quatro das seis categorias do 16º Prêmio Urbana de Jornalismo, dedicado a trabalhos sobre mobilidade urbana e transporte público. Para manter o distanciamento social, o resultado foi divulgado em uma transmissão pela internet, nesta terça-feira (1º).

A repórter Roberta Soares venceu as categorias Reportagem Impressa - Série com "Metrôs - Uma conta que não fecha" e Reportagem Impressa - Matéria Especial com "Nova Rotação". O especial também rendeu à jornalista o Grande Prêmio.

"O caderno Nova Rotação foi um material jornalístico pensado para mudar opiniões e hábitos convencionais. Para convencer gestores, empregadores e a sociedade em geral de que é preciso uma nova mobilidade urbana. Que nossas cidades não suportam mais vícios de mobilidade individualista, danosos a todos. Que é chegado o momento de pararmos de usar o automóvel para tudo e de fazer tudo nos mesmos horários e utilizando o mesmo sistema viário. Um tema que, na pandemia, voltou a ser urgente com a proposta de escalonamento de horários das atividades econômicas e de educação como forma de ajudar o transporte público, por exemplo", explicou Roberta.

>> Série de reportagens Metrôs - Uma conta que não fecha

>> Especial multimídia Nova Rotação

Na categoria Fotojornalismo, o trabalho vencedor foi "Mobilidade na mira do descaso", do fotógrafo Filipe Jordão, que retrata o descuido com o sistema BRT na PE-15.

FILIPE JORDÃO/JC IMAGEM
Na categoria Fotojornalismo, trabalho vencedor foi "Mobilidade na mira do descaso" - FILIPE JORDÃO/JC IMAGEM

"O prêmio foi uma surpresa para mim, pois estava competindo com amigos próximos e muito bons. A Urbana-PE faz um grande serviço à categoria, valoriza e incentiva bastante os profissionais. E foi assim que eu me senti. Estou bastante grato pelo reconhecimento e visibilidade", disse Filipe.

A iniciativa é do Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros de Pernambuco (Urbana-PE), em parceria com o Sindicato dos Jornalistas de Pernambuco (Sinjope).

Comentários

Últimas notícias