CELEBRAÇÃO

Instituto Aggeu Magalhães completa 70 anos; abertura do evento de comemoração é transmitida online

O IAM foi fundado em 1950 como unidade do Instituto de Endemias

JC
Cadastrado por
JC
Publicado em 02/09/2020 às 19:37 | Atualizado em 02/09/2020 às 19:40
DIVULGAÇÃO
O instituto fica localizado na Avenida Professor Moraes Rego, na Zona Oeste do Recife - FOTO: DIVULGAÇÃO

Nesta quarta-feira (2) aconteceu a celebração dos 70 anos do Instituto Aggeu Magalhães (IAM - Fiocruz PE), localizado na Avenida Professor Moraes Rego, na Zona Oeste do Recife. A abertura do evento foi transmitida online e contou com a presença do governador Paulo Câmara (PSB), da presidente da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Nísia Trindade, e dos secretários estaduais André Longo (Saúde) e Lucas Ramos (Ciência, Tecnologia e Inovação).

O diretor do IAM, Sinval Brandão Filho, afirmou que o foco da instituição sempre foi dar respostas aos problemas da área da saúde e ajudar no enfrentamento de novos desafios que surgiram ao longo dessas sete décadas. "Foi assim em inúmeras outras situações e está sendo assim agora na pandemia da covid-19, onde estamos buscando ajudar no entendimento na relação do vírus com o hospedeiro e também na realização de testes diagnósticos em auxílio ao Lacen-PE", comentou.

Para o governador de Pernambuco, "a ciência precisa cada vez mais ter o seu valor ratificado, sendo colocada na pauta de todos os governantes e instituições". "Todos os passos que tomamos desde o início dessa pandemia foi ouvindo a academia e a ciência. E é assim que vamos continuar, porque não tenho dúvidas de que isso foi decisivo e fundamental para estarmos aqui hoje", completou.

Fundação em 1950

O Aggeu Magalhães foi fundado em 1950 como unidade do Instituto de Endemias, vinculado ao Departamento de Endemias Rurais do Ministério da Saúde. Em 1970, foi integrado à Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). A Fiocruz Pernambuco, como hoje é conhecida, possui em seu quadro de pesquisadores, mestres e doutores atuando em diversos projetos e linhas de pesquisa nas grandes áreas de Ciências Biológicas e Saúde Coletiva. Sua missão institucional é contribuir para a geração de conhecimentos e inovação tecnológica para a melhoria das condições sanitárias da população, particularmente na região Nordeste, mediante a geração de evidências científicas e tecnológicas indutoras de políticas de saúde e de ciência e tecnologia em saúde e de ações integradas de pesquisa, ensino, serviços e cooperação técnica.

 

 

 

 

Comentários

Últimas notícias