Economia

Fiscalização do Ipem-PE encontra balanças irregulares em Santa Cruz do Capibaribe

A fiscalização faz parte de uma operação que deve percorrer todo o Estado

Jorge Nunes
Cadastrado por
Jorge Nunes
Publicado em 03/09/2020 às 13:54 | Atualizado em 03/09/2020 às 14:24
Instituto de Pesos e Medidas de Pernambuco (Ipem-PE)
Algumas balanças da cidade estavam com defeito e fora reprovadas - FOTO: Instituto de Pesos e Medidas de Pernambuco (Ipem-PE)

O Instituto de Pesos e Medidas de Pernambuco (Ipem-PE) realizou, no mês de agosto, uma operação na cidade de Santa Cruz do Capibaribe, no Agreste de Pernambuco, para verificar as balanças usadas em comércios, feiras e mercados. Na fiscalização, 904 balanças foram verificadas pelos técnicos. Um total de 26 equipamentos foram reprovados por apresentarem irregularidades, como dígito queimado e ou pesagem incorreta. O Ipem-PE ainda notificou 39 estabelecimentos que estavam comercializando pão francês na unidade, ao invés da por peso, ou não as balanças não apresentarem portaria de aprovação de modelo usado pelo Inmetro.

O Secretário de Justiça e Direitos Humanos, Pedro Eurico, afirma que as operações do Ipem-PE são uma forma de garantir que o cliente pague o preço justo pelo produto que está adquirindo e não seja prejudicado. “A balança deve estar posicionada em local visível e em superfície plana, apresentar o selo do Inmetro, com a data do ano vigente ou subsequente, além de mostrar o peso, o preço por quilo e o valor total a pagar. O consumidor deve ficar de olho no visor: antes de iniciar a medição, deve aparecer o dígito zero nos campos referentes ao peso e ao valor a pagar ”, disse.

Segundo Pedro Eurico, o consumidor também tem que ficar atento pois o pão francês, ou de sal, tem que ser vendido no peso (quilograma) e não na unidade. A fiscalização buscou analisar se o cartaz contendo esta informação estava em local visível, como também a balança onde o produto é pesado, para que o consumidor possa acompanhar a precificação.

Comentários

Últimas notícias