Com informações da TV Jornal
Comerciantes informais do Mercado de São José, no Centro do Recife, fizeram protesto, no fim da manhã desta quinta-feira (10), pedindo a volta das barracas para a área em torno do equipamento. Cerca de 30 trabalhadores de fiteiros foram removidos da Praça Dom Vital e reclamam que ainda não puderam retornar.
A mudança faz parte do projeto da Prefeitura do Recife de revitalização do Largo do Mercado de São José, em andamento desde o ano passado. O comércio informal vem sendo gradualmente transferido da rua para espaços espalhados no bairro - no Centro Comercial do Cais de Santa Rita e no Anexo do Mercado de São José.
Mas a presidente da Associação de Trabalhadores Informais do Recife (APIR), Alessandra Fonseca, argumenta que não foi dada uma definição sobre a situação desses comerciantes em questão. "Todas as vezes que alguém da prefeitura vai pra televisão, diz que esse pessoal foi realocado, mas isso é mentira", denunciou.
"Eles retiraram os fiteiros e não deram até hoje resposta do que iam fazer com essa turma. Antes de retirar, prometeram que iriam consertar a calçada e que eles voltariam", falou.
Alessandra reforçou que o grupo não é contra a obra em si. "O que gente quer é o mercado limpo e organizado. Mas que ele (o prefeito) olhe para as pessoas e veja que estão passando necessidade", afirmou.
Em junho e julho, os comerciantes já haviam feito protestos contra a remoção das barracas por parte da Prefeitura. Na ocasião, falaram que seus fiteiros foram levadas sem aviso prévio.
A reportagem do JC entrou em contato com a Prefeitura do Recife e aguarda um posicionamento. O espaço está aberto.
Comentários