PLANO DE CONVIVÊNCIA

Novas aglomerações podem frear avanço da reabertura da economia em Pernambuco, alerta governo

Durante coletiva desta quinta-feira (10), o governo do Estado anunciou que apenas algumas cidades do Agreste e do Sertão avançam no plano de convivência com a covid-19 nesta semana

Carolina Fonsêca
Cadastrado por
Carolina Fonsêca
Publicado em 10/09/2020 às 19:18 | Atualizado em 11/09/2020 às 9:41
BOBBY FABISAK/JC IMAGEM
PRUDÊNCIA Autoridades pedem cuidado nas aglomerações para receber 2021 e diz que vai fazer fiscalizações para coibir excesso - FOTO: BOBBY FABISAK/JC IMAGEM

A pandemia do novo coronavírus já matou mais de 7 mil pessoas em Pernambuco. Apesar disso, o Estado tem registrado desrespeito às recomendações para evitar a contaminação e viveu um pico de aglomerações durante o feriadão de 7 de setembro, com praias lotadas e pessoas sem máscara. Durante coletiva de imprensa para apresentação do boletim diário da pandemia no Estado, nesta quinta-feira (10), transmitida ao vivo pela internet, o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Bruno Schwambach, alertou que episódios como os do último fim de semana podem frear o avanço da retomada das atividades econômicas previstas nas etapas do Plano de Convivência com a Covid-19, elaborado pelo governo. 

"No diálogo com o setor [de eventos] fizemos a segmentação em eventos corporativos, sociais e culturais. Faseamos as etapas, com a primeira na etapa 9, liberando os eventos, e a segunda na etapa 10, aumentando a capacidade de 100 para 300 pessoas. Temos discutido protocolos com o setor e com a vigilância sanitária, que devemos estar divulgando em breve para que possam se preparar para esta volta. Esperamos ter dados consistentes da queda da pandemia para fazer esse avanço para a etapa 9 e em seguida a 10. É importante ressaltar o comportamento das empresas e da população, mantendo o cuidado com o uso de máscara, higienização e distanciamento é importante para que possam dar o conforto necessário para o avanço. Infelizmente vimos cenas de aglomeração no feriado que não são positivas e a gente precisa fazer avaliação do impacto que essa aglomeração pode trazer para a saúde de forma coletiva para dar a oportunidade para todo mundo voltar a trabalhar e gerar sua renda", disse.

>> Porto de Galinhas, Litoral Sul de Pernambuco, tem domingo de sol com praia lotada 

>> Praia cheia e quase sem máscaras em Boa Viagem, no Recife, no feriado de 7 de setembro

Em Porto de Galinhas, Ipojuca, no Grande Recife, o fim de semana prolongado registrou, além da volta do comércio na faixa de areia, movimentação intensa e muitas pessoas sem utilizar máscara ou mantendo o distanciamento social para evitar a contaminação pelo novo coronavírus. Quem decidiu aproveitar o 7 de setembro no Recife também encontrou a praia de Boa Viagem, na Zona Sul, lotada e repleta de pessoas desrespeitando as regras de uso de máscara e de distanciamento social. Na ocasião, agentes da prefeitura do Recife estiveram na faixa de areia, orientando para que os banhistas usassem as máscaras, quando não estivessem no mar, e cobrando que os comerciantes respeitassem a regra de distanciamento entre os guarda-sóis.

Avanço do plano econômico em Pernambuco

A partir de segunda-feira (14), a região de Caruaru avança para a etapa 8 do plano, com escritórios funcionando com 100% da capacidade e museus e espaços de exposição reabrindo seguindo protocolos de higienização e distanciamento social. Chegando à etapa 7, Arcoverde, Serra Talhada e Salgueiro poderão ampliar horário de funcionamento de shoppings e restaurantes para às 22h. Dessa forma, a Macrorregião 1 (Recife e região) e a Geres de Caruaru estarão na etapa 8, Garanhuns, Arcoverde, Serra Talhada, Salgueiro e Petrolina na etapa 7 e as Geres de Afogados da Ingazeira e Ouricuri na etapa 6.

As coletivas de imprensa realizadas pelo governo semanalmente são acompanhadas de expectativas pela queda nos números de infecções e óbitos que, consequentemente, permitem o anúncio de avanço nas etapas do plano da retomada econômica. Entretanto, nesta quinta, nem todas as regiões puderam avançar. As regiões do Estado que se encontram nas etapas mais adiantadas do Plano permanecerão sem avanços por enquanto. Schwambach disse ainda que o comitê que avalia e define os passos dados na retomada da economia se reunirá na próxima segunda-feira para novas decisões.  

 

Comentários

Últimas notícias