Prevenção

CPRH fecha abatedouro clandestino em São Lourenço da Mata, no Grande Recife

Local funcionava sem licença ambiental e fazia despejo irregular de dejetos

JC
Cadastrado por
JC
Publicado em 12/09/2020 às 18:24
Divulgação
Havia ainda maus tratos aos animais - FOTO: Divulgação

A Agência de Meio Ambiente de Pernambuco (CPHR), por meio da Coordenadoria de Fiscalização Ambiental, fechou na tarde dessa última sexta-feira (11), um abatedouro clandestino em São Lourenço da Mata, no Grande Recife. Os fiscais chegaram até o local após uma denúncia anônima. 

No abatedouro foram encontradas diversas irregularidades como falta de licença ambiental ou alvará de funcionamento. Além disso, foi registrado maus tratos aos animais, além do despejo irregular de desejo em um riacho próximo.

Foi ainda constatada a total ausência de condições sanitárias durante o processo de abate, corte e armazenamento do produto de origem animal. Na ação, foram apreendidos oito animais vivos (sendo seis bovinos, um equino e um suíno), uma caminhonete, uma carroça acoplada ao veículo, uma balança, três freezers, além de ferramentas utilizadas para sacrificar os animais, marretas e serras.

De acordo com o órgão de fiscalização, os infratores conseguiram fugir deixando no local alguns pertences. Ela explica que não foi possível quantificar o volume da carne abatida e de carcaças dos animais porque não houve condições de pesagem.

O CPRH acrescentou ainda que só foi possível fazer o reconhecimento do proprietário do abatedouro durante a ação porque a fiscalização foi desenvolvida em conjunto com policiais civis e militares da Delegacia do Meio Ambiente (Depoma) e da Companhia Independente de Policiamento do Meio Ambiente (Cipoma).

Comentários

Últimas notícias