Veja em que fase cada região de Pernambuco estará no dia 21 de setembro na retomada das atividades econômicas

Mais 160 municípios passarão a integrar a mesma etapa do Plano de Convivência das Atividades Econômicas com a Covid-19, estabelecido pelo Estado

JC
Cadastrado por
JC
Publicado em 17/09/2020 às 19:07 | Atualizado em 17/09/2020 às 22:19
Divulgação
Garanhuns, município do Agreste pernambucano - FOTO: Divulgação

Com Pernambuco apresentando tendência de queda nos casos de coronavírus, o governo do Estado anunciou, nesta quinta-feira (17), que depois da Região Metropolitana do Recife (RMR) e das Zonas da Mata Norte e Sul migrarem para o nível 2 de risco - fase que antecede às novas condições de normalidade no convívio social -, o Agreste e de parte do Sertão pernambucano também irão alcançar o mesmo patamar. A partir da próxima segunda-feira (21), mais 160 municípios passarão a integrar a mesma etapa do Plano de Convivência das Atividades Econômicas com a Covid-19, estabelecido pelo Estado.

O anúncio do governo permite que na próxima semana a Gerência Regional de Saúde (Geres) 5, com sede em Garanhuns, e as Geres 6, 7, 8 e 11, que possui polo nas cidades de Arcoverde, Salgueiro, Petrolina e Serra Talhada, respectivamente, migrem da Etapa 7 para a Etapa 8 do Plano e se igualem, assim, aos municípios do Grande Recife e Zona da Mata. A mudança de fase permite que a carga operacional dos escritórios seja ampliada para 100% dos funcionários. Além disso, museus e espaços para exposições poderão funcionar sob adoção de novos protocolos de segurança. Veja o que é permitido em cada etapa no site Pernambuco contra a covid-19.

Já as Geres 9 e 10, de Ouricuri e Afogados da Ingazeira, nessa ordem, no Sertão, irão avançar da Etapa 6 para a Etapa 7. Neste caso, os serviços de alimentação e shopping centers poderão funcionar em horário estendido, até às 22h.

Confira o status de cada uma das 12 Geres a partir do dia 21 de setembro:

I GERES (Etapa 8) – Abreu e Lima, Araçoiaba, Cabo de Santo Agostinho, Camaragibe, Chã Grande, Chã de Alegria, Glória de Goitá, Fernando de Noronha, Igarassu, Ipojuca, Itamaracá, Itapissuma, Jaboatão dos Guararapes, Moreno, Olinda, Paulista, Pombos, Recife, São Lourenço da Mata e Vitória de Santo Antão.

II GERES (Etapa 8) - Bom Jardim, Buenos Aires, Carpina, Casinhas, Cumaru, Feira Nova, João Alfredo, Lagoa de Itaenga, Lagoa do Carro, Limoeiro, Machados, Nazaré da Mata, Orobó, Passira, Paudalho, Salgadinho, Surubim, Tracunhaém, Vertente do Lério, Vicência.

III GERES (Etapa 8) - Água Preta, Amaraji, Barreiros, Belém de Maria, Catende, Cortês, Escada, Gameleira, Jaqueira, Joaquim Nabuco, Lagoa dos Gatos, Maraial, Palmares, Primavera, Quipapá, Ribeirão, Rio Formoso, São Benedito do Sul, São José da Coroa Grande, Sirinhaém, Tamandaré, Xexéu.

IV GERES (Etapa 8) - Agrestina, Alagoinha, Altinho, Barra de Guabiraba, Belo Jardim, Bezerros, Bonito, Brejo da Madre de Deus, Cachoeirinha, Camocim de São Félix, Caruaru, Cupira, Frei Miguelinho, Gravatá, Ibirajuba, Jataúba, Jurema, Panelas, Pesqueira, Poção, Riacho das Almas, Sairé, Sanharó, Santa Cruz do Capibaribe, Santa Maria do Cambucá, São Bento do Una, São Caetano, São Joaquim do Monte, Tacaimbó, Taquaritinga do Norte, Toritama, Vertentes.

V GERES (Etapa 8) - Águas Belas, Angelim, Bom Conselho, Brejão, Caetés, Calçados, Canhotinho, Capoeiras, Correntes, Garanhuns, Iati, Itaíba, Jucati, Jupi, Lagoa do Ouro, Lajedo, Palmerina, Paranatama, Saloá, São João, Terezinha.

VI GERES (Etapa 8) - Arcoverde, Buíque, Custódia, Ibimirim, Inajá, Jatobá, Manari, Pedra, Petrolândia, Sertânia, Tacaratu, Tupanatinga, Venturosa.

VII GERES (Etapa 8) - Belém do São Francisco, Cedro, Mirandiba, Salgueiro, Serrita, Terra Nova, Verdejante.

VIII GERES (Etapa 8) - Afrânio, Cabrobó, Dormentes, Lagoa Grande, Orocó, Petrolina, Santa Maria da Boa Vista.

IX GERES (Etapa 7) - Araripina, Bodocó, Exu, Granito, Ipubi, Moreilândia, Ouricuri, Parnamirim, Santa Cruz, Santa Filomena, Trindade.

X GERES (Etapa 7) - Afogados da Ingazeira, Brejinho, Carnaíba, Iguaraci, Ingazeira, Itapetim, Quixaba, Santa Terezinha, São José do Egito, Solidão, Tabira, Tuparetama.

XI GERES (Etapa 8) - Betânia, Calumbi, Carnaubeira da Penha, Flores, Floresta, Itacuruba, Santa Cruz da Baixa Verde, São José do Belmonte, Serra Talhada, Triunfo.

XII GERES (Etapa 8) - Goiana, Aliança, Camutanga, Condado, Ferreiros, Itambé, Itaquitinga, Macaparana, São Vicente Férrer, Timbaúba.

 

Veja o que é permitido na Etapa 8 

Fica permitido 100% da mão de obra dos serviços de escritório. Os serviços de alimentação podem receber 70% da sua capacidade e são reabertos o comércio de praia e os museus e espaços de exposição.

Veja o que é permitido na Etapa 7

Permite que serviços de alimentação estendam seu horário para as 22h e shopping centers podem funcionar das 10h às 22h. Igrejas e templos também podem aumentar a capacidade de funcionamento. Aquelas que possuem espaço para até 999 fiéis poderão receber 30% da sua capacidade total. Já as instituições com área para mais de mil fiéis poderão funcionar com 20% da capacidade.

Pernambuco tem maior sequência com média móvel de casos de coronavírus abaixo de mil desde julho

O boletim da Secretária de Saúde do Estado (SES-PE) divulgado nesta quinta-feira (17) trouxe mais 757 novos casos de coronavírus em Pernambuco, totalizando 139.325 infectados pela doença. Entre os confirmados hoje, 45 (6%) são casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e os outros 712 (94%) são leves, ou seja, pacientes que não demandaram internamento hospitalar. A atualização também atualizou mais 21 mortes, que agora são 7.954 no estado.

Os óbitos confirmados nesta quarta ocorreram desde o dia 15 de maio. Do total de mortes do informe de hoje, 11 (52%) ocorreram nos últimos três dias, sendo cinco no dia de ontem (quarta-feira, 16/09), quatro em 16/09 e duas em 14/09. Os outros 10 registros (48%) ocorreram entre os dias 15/05 e 13/09.

No cálculo da média móvel - que é a média dos últimos sete dias e é considerada o melhor meio de medir o avanço da enfermidade em um local -, Pernambuco segue em tendência de queda nos casos (-42%). Há onze dias, o estado registra média móvel de casos abaixo de mil, a maior sequência desde o período entre 28 de maio e 4 de julho, que marcou 38 dias seguidos com a média móvel abaixo de mil. No pico da pandemia, entre os meses de abril e maio, a média móvel de casos chegou a quase 1.500. Hoje a média móvel está em 672.

Entretanto, o Estado está em tendência de alta no número de mortes (22%) pela segunda vez consecutiva desde 3 de julho, quando registrou 26% na tendência. Contudo, importante fazer a ressalva de que em 3 de setembro, o Estado retirou 229 casos graves e 65 mortes por covid-19 da contabilização total, o que altera as médias móveis anteriores para baixo e consequentemente implica na tendência de alta agora, que, ainda assim, é menor do que no pico da pandemia, quando a média móvel de mortes chegou perto de 100. A média atual está em 23.

LEO MOTTA/JC IMAGEM
TOQUE DE RECOLHER Segundo a proposta dos secretários, restrição de atividades ocorreria entre às 20h e às 6h e durante os finais de semana - FOTO:LEO MOTTA/JC IMAGEM

Comentários

Últimas notícias