CONSCIENTIZAÇÃO

CPRH disponibiliza programação virtual para a Semana da Fauna 2020

O objetivo é incentivar o público a refletir sobre a importância dos animais silvestres na natureza

Danielle Santana
Cadastrado por
Danielle Santana
Publicado em 18/09/2020 às 18:35 | Atualizado em 18/09/2020 às 18:35
REPRODUÇÃO
Nesta edição, por conta da pandemia do novo coronavírus, a programação será sem atividades presenciais - FOTO: REPRODUÇÃO

A Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) e a Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) realizam, de 21 a 26 de setembro, a Semana da Fauna. Por conta da pandemia da covid-19, a programação deste ano não contará com atividades presenciais. Nesta edição, a Semana da Fauna será marcada por atividades virtuais que incluem a divulgação de vídeos e debates on-line. O objetivo do evento é compartilhar conhecimento, sensibilizar, incentivar o público a refletir sobre a importância dos animais silvestres na natureza.

PROGRAMAÇÃO

Na segunda-feira (21), ocorre a divulgação do vídeo “Fauna Livre”, projeto de Educação Ambiental da CPRH, com curiosidades e informações educativas sobre animais silvestres.

Na terça-feira, o vídeo “Papagaio da Caatinga”, produzido pela CPRH, mostrará importância do projeto que completou, em 2020, dez anos de criação e que já devolveu à natureza mais de 400 papagaios.

O evento incluirá ainda duas lives “Fauna urbana – problemas e soluções” e “A importância dos zoológicos para a conservação da fauna silvestre”. A primeira ocorre na terça-feira (22), às 16h, com a participação dos servidores Yuri Marinho e Iran Vasconcelos, da CPRH, e do responsável da ONG Trilogiabio, André Maia.

Na quinta-feira (24), a equipe do Parque Estadual de Dois Irmãos participará do evento. Com mediação da servidora Joice Brito (CPRH), participam da live os servidores Márcio Silva e Leonardo César de Oliveira Melo (Parque Dois Irmãos) e a professora Maria Adélia Oliveira Cruz (Universidade Federal Rural de Pernambuco-UFPE). As lives serão transmitidas pelos canais do YouTube e nas páginas do Facebook da Semas e da CPRH.

DIA MUNDIAL DA LIMPEZA

A celebração do Dia Mundial da Limpeza, com o tema “Eu cuido do meu quadrado”, ocorre neste sábado (19). A data sempre é marcada por ações que objetivam conscientizar a sociedade sobre os problemas causados pelo descarte irregular de resíduos sólidos. Mas, a pandemia da Covid-19 impossibilitou os mutirões voluntários de limpeza de ruas, praças, rios e praias neste ano. Mas, a ideia permanece.

O “Eu cuido do meu quadrado”, tem o objetivo de incentivar a participação da sociedade a incorporar práticas sustentáveis no dia a dia, dentro de casa. Apoiando a ideia, a Agência Estadual do Meio Ambiente (CPRH) participa, através das Áreas de Proteção Ambiental (APAs) de Guadalupe e de Santa Cruz. Este ano, o órgão chama a atenção para a leitura de duas publicações literárias que tratam do tema resíduos: o cordel “Lixo: e eu com isso”? e o poema “Versos para o reverso”, que dá dicas de reaproveitamento do que não precisa virar lixo. As publicações que fazem parte do programa da CPRH Comunicação para Sustentabilidade e estão disponíveis no portal da Agência, através do link publicações.

Comentários

Últimas notícias