A cidade de Custódia, no Sertão de Pernambuco, foi surpreendida na tarde dessa segunda-feira (28) com um temporal que causou forte ventania e até chuva torrencial com granizo, por volta das 16h. O vento chegou a derrubar o teto de um posto de gasolina, no bairro do Matadouro, e, segundo relatos, alguns bairros e imóveis chegaram a ficar sem internet ou energia.
- Moradores registram chuva de granizo no Agreste de Pernambuco
- Sertão de Pernambuco registra fortes chuvas e precipitação em forma de granizo
- Apesar das chuvas de granizo, Sertão deve ter chuvas abaixo da média histórica este ano
- Chuva de granizo em Serra Talhada choca moradores
- Moradores registram chuva de granizo em Caruaru
A balconista Natalia Rodrigues Moura, 33, recorda que a última vez que caiu granizo no município foi há muitos anos. "Todo mundo da cidade viu. O medo maior foi da ventania, [porque] a tempestade foi muito forte. Tem muita coisa destruída, posto de gasolina e casas", contou.
Segundo a Agência Pernambucana de Águas e Climas (Apac), Custódia foi a cidade onde mais choveu em Pernambuco nas últimas 24h. No recorte de tempo das 7h50 da segunda-feira até às 7h50 desta terça-feira (29), o município acumulou 12,25mm de precipitação.
Por que choveu granizo?
A Apac informou, por nota, que nesta época do ano as temperaturas estão elevadas no Sertão e um aumento significativo de umidade favoreceram a ocorrência de movimentos verticais fortes, provocando o surgimento de nuvens do tipo cumulonimbus.
"Este tipo de nuvem tem grande desenvolvimento vertical e dentro dela há formação de cristais de gelo, que dependendo da velocidade de precipitação caem ainda em forma de pedras de gelo, dando origem assim a precipitação de granizo", explicou.
A agência diz que a ocorrência de precipitação de granizo é rara, mas praticamente nos últimos anos tem-se pelo menos uma notícia deste tipo de precipitação em alguma localidade do Sertão ou do Agreste.
Comentários