solidariedade

Corrente de solidariedade realiza ações em comemoração ao Dia das Crianças em Pernambuco

Data será comemorada na próxima segunda-feira (12)

Bruna Oliveira
Cadastrado por
Bruna Oliveira
Publicado em 09/10/2020 às 19:08 | Atualizado em 09/10/2020 às 19:20
CORTESIA
Alunos do Espaço Alternativo, em Olinda, fizeram doações de brinquedos nesta sexta-feira (9) - FOTO: CORTESIA

Comemorado na próxima segunda-feira (12), o Dia das Crianças é uma das datas comemorativas mais esperadas pelos pequenos, já que nesse dia eles brincam, se divertem e ganham presentes. No entanto, apesar de ser ideal, essa realidade não contempla a parte mais vulnerável da população, na qual pais e responsáveis muitas vezes não possuem dinheiro nem mesmo para se alimentar, quanto mais para comprar presentes. Diante disto, uma corrente de boas ações tem se articulado de diferentes formas com eventos voltados para os pequenos durante o mês de outubro.

Com o objetivo de levar amor, alegria e aprendizado com os cuidados bucais, três amigos iniciaram uma campanha para que crianças do Jiquiá, bairro da Zona Oeste do Recife, tenham um dia animado com atividades lúdicas, conhecimento de cuidados com saúde, lanches e guloseimas.

“Queremos incentivar o cuidado com a saúde, com entrega de máscaras, escovas e creme dental, além de transformar o dia dessas crianças com brincadeiras e guloseimas para tornar um dia especial e inesquecível”, explicou Arthur Costa, que deu início à ação junto aos amigos Rogério Aquino e Amanda Vasconcelos.

O evento será realizado no dia 24 de outubro, a partir das 13h. Interessados em ajudar o grupo podem fazer doações de brinquedos e materiais de higiene bucal até o dia 20 deste mês. As contribuições podem ser deixadas na Rua Jorge de Lima , 245, apartamento 308, Imbiribeira, Recife ou através de agendamento pelo telefone 81. 98717-0001.

Outro evento voltado para a saúde bucal da criançada será realizado pelo Centro Universitário Maurício de Nassau (UNINASSAU) no Recife. No dia 12 de outubro, a partir das 8h, serão entregues  kits de higiene oral, brinquedos e ações de educação em Saúde para crianças carentes da Rua Camponesa, na comunidade do Sapo Nu, no bairro do Totó, localizado no Grande Recife.

O projeto, chamado "Ser Criança é Sorrir", é organizado pelo Ser Educacional e terá a participação de unidades da UNINASSAU, UNAMA, UNG, UNIVERITAS e UniNorte em todo o país.

Solidariedade além do Dia das Crianças

Localizado em Olinda, no Grande Recife, o Espaço Alternativo é composto por berçário, hotelzinho e educação infantil até o 5º ano. Com aulas remotas desde março, devido à pandemia do novo coronavírus, nesta sexta-feira (9), a instituição promoveu um evento drive thru, em que os alunos tiveram a oportunidade de ver novamente os professores e fazer doações de brinquedos para crianças do Centro Educacional Social e Cultural Shekiná, que fica no mesmo município.

A ação de solidariedade da instituição, no entanto, vai além do Dia das Crianças e datas comemorativas. Como uma forma de incentivar a solidariedade dos alunos, o Espaço têm arrecadado alimentos para ajudar o Centro Educacional, que há 16 anos tem abrigado crianças e adolescentes de 6 a 17 anos no contra turno de seus horários escolares.

"As famílias do Espaço abraçaram de uma forma inesperada. Mensalmente, cada turma se propõe a levar um tipo de alimento para manter a cozinha do Centro Educacional. Foram levantadas as principais necessidades alimentícias e cada turma é responsável por fornecer 100% de um alimento que precisam no mês", explicou Mylena Lucena, que é nutricionista do Espaço e foi a responsável por apresentar o Centro aos donos da instituição de ensino.

De acordo com a nutricionista, a atitude do Espaço Alternativo tem o objetivo de ajudar os que mais precisam e também de ajudar os estudantes a serem empáticos com o próximo. "A gente busca a formação de um ser integral, para a criança crescer olhando a necessidade do próximo e praticando a empatia. É fundamental que eles aprendam a dividir", explicou.

Atualmente, o Centro Educacional Social e Cultural Shekiná assiste 180 crianças e adolescentes. Segundo a coordenadora do local, Virgínia Bernardo, a instituição possui um convênio com a Prefeitura de Olinda, que dispõe de um valor para pagamento dos colaboradores e custear a alimentação dos assistidos. No entanto, a quantia ainda não é suficiente.

"Durante a pandemia a nossa situação piorou, porque as doações diminuíram e não conseguimos alimentar as crianças e adolescentes com o mesmo padrão de antes", declarou emocionada. Nessa pandemia, as crianças e adolescentes não têm comparecido ao Centro, porém a instituição todos os meses tem arrecadado donativos para distribuir cestas básicas aos assistidos. São 130 básicas distribuídas por mês.

Mesmo com a pandemia, o local, continua oferecendo oficinas às crianças e adolescentes do local, só que agora de forma remota. Uma das crianças que fazem parte do Centro é o neto da vendedora autônoma Cátia Maria Silva, de 59 anos. Para ela, o Centro tem sido uma instituição de grande ajuda.

"Ele faz as atividades pelo celular e envia fotos. Para mim, é muito importante, porque pelo menos é um desenvolvimento. Melhor que ele estar em rua. Eu não tenho renda fixa, o apoio deles é muito importante para contribuir com a alimentação do meu neto", explicou.

Para o Dia das Crianças, o centro Educacional montou um evento que será realizado na próxima terça-feira (13), das 9h às 11h. Na ocasião, os assistidos receberão brinquedos, inclusive os doados pelo Espaço Alternativo, irão "ensinar" aos professores o que tem aprendido nas oficinas remotas e receberão um lanche. Segundo Virgínia, durante o evento, todas as medidas de segurança para prevenção contra a covid-19 serão tomadas.

Quem está animado para o evento é o neto de Cátia. "Ele está doidinho, fica pedindo para levar ele e torcendo para que o dia chegue logo", contou a vendedora.

Interessados em contribuir com doações para o Centro Educacional pode entrar em contato com a instituição por meio da sua conta no Instagram e Facebook ou pelo telefone (81) 3429-3987.

 

Comentários

Últimas notícias