alerta

Apac alerta para umidade baixa no Sertão de Pernambuco no feriadão; veja cuidados

Uma presença de massa de ar seco está sobre o Estado

JC
Cadastrado por
JC
Publicado em 09/10/2020 às 19:41 | Atualizado em 09/10/2020 às 19:45
BOBBY FABISAK/JC IIMAGEM
DESVALORIZADO Rio mais importante do Nordeste, o São Francisco passa por várias dificuldades ambientais - FOTO: BOBBY FABISAK/JC IIMAGEM

Desse sábado (10) até o dia 13 de outubro a umidade relativa do ar deve atingir valores abaixo de 20%, no período da tarde, em grande parte do Sertão de São Francisco e de Pernambuco. Isso irá ocorrer, porque, segundo a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), existe uma presença de massa de ar seco sobre o estado.

A baixa umidade do ar, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), pode causar problemas de saúde, como complicações alérgicas e respiratórias devido ao ressecamento de mucosas; sangramento pelo nariz; ressecamento da pele; irritação dos olhos; eletricidade estática nas pessoas e em equipamentos eletrônicos e aumento do potencial de incêndios em pastagens e florestas.

Para se proteger, é necessário que a população tome os cuidados necessários. Quando o nível de umidade está entre 20% e 30% significa que está em estado de atenção. Com isso, é necessário evitar exercícios físicos ao ar livre entre 11h e 15h; umidificar o ambiente através de vaporizadores, toalhas molhadas, recipientes com água, molhamento de jardins. Além disso, é importante, sempre que possível, permanecer em locais protegidos do sol, em áreas vegetadas e consumir água à vontade.

Se o nível estiver entre 12% e 20%, quer dizer que está em nível de alerta. Diante disto, é preciso observar as recomendações do estado de atenção; suprimir exercícios físicos e trabalhos ao ar livre entre 10 e 16 horas; evitar aglomerações em ambientes fechados e usar soro fisiológico para olhos e narinas.

Quando o nível de umidade se encontra em abaixo de 12%, significa que a situação está em estado de emergência. Por isso, é necessário observar as recomendações para os estados de atenção e de alerta, além de determinar a interrupção de qualquer atividade ao ar livre entre 10 e 16 horas como aulas de educação física, coleta de lixo, entrega de correspondência. Também é importante determinar a suspensão de atividades que exijam aglomerações de pessoas em recintos fechados como aulas, cinemas e outras entre 10 e 16 horas. Durante as tardes, é preciso manter com umidade os ambientes internos, principalmente quarto de crianças e hospitais.

Previsão do tempo para este sábado

A previsão do tempo para o Sertão de Pernambuco neste sábado (10), é de céu claro sem chuva em toda a região ao longo do dia, com temperatura máxima de 41°C e temperatura mínima de 17°C. Já a umidade máxima está prevista pra  90% e umidade mínima para 12%. Os ventos serão de fracos a moderados.

Comentários

Últimas notícias