Recife

Moradora do bairro de Água Fria, Zona Norte do Recife, idosa realiza sonho da casa própria aos 114 anos

Dona Maria Lopes recebeu os documentos e títulos de regularização fundiária do seu apartamento no conjunto habitacional Zeferino Agra, em Água Fria

Douglas Hacknen
Douglas Hacknen
Publicado em 15/10/2020 às 21:22
Notícia

Andrea Rego Barros/PCR
Idosa de 114 anos conquista o sonho da casa própria com a entrega de títulos de regularização fundiária no conjunto habitacional Zeferino Agra - FOTO: Andrea Rego Barros/PCR
Leitura:

Nunca é tarde para realizar um sonho. Dona Maria Lopes da Silva, moradora do conjunto habitacional Zeferino Agra, no bairro de Água Fria, Zona Norte do Recife, é prova disso. Aos 114 anos, a idosa viu tornar realidade o sonho de ter uma casa em seu nome. Após décadas de luta, dona Maria recebeu nesta quinta-feira (15) o título de propriedade do seu imóvel. Morando em boa parte de sua vida dentro de ocupações e atuando no Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST), a idosa recebeu a documentação da Secretaria de Habitação da capital pernambucana.

>> Avenida Beira Rio, no Recife, terá mudanças no trânsito a partir deste sábado (17); confira

>> No Recife, Dia D da campanha de vacinação acontece neste sábado (17)

Exibindo o título de propriedade com orgulho, olhos marejados e acompanhada da filha, Elza Maria, dona Maria Lopes vibrou com a conquista. Nascida em 1906, a idosa contou que trabalhou “muitos anos como empregada doméstica, morei em várias ocupações e nunca desisti de ter o meu próprio teto. Estou muito feliz em agora ter a propriedade definitiva da minha casa”.

Além de dona Maria Lopes, outros 127 moradores do conjunto habitacional Zeferino Agra receberam, nesta quinta-feira (15), os seus títulos de propriedade. Segundo a Secretaria de Habitação, 740 famílias já foram beneficiadas com títulos de propriedade no Recife. Ainda de acordo com a pasta, na semana passada, foram entregues 56 títulos de propriedade à comunidade de Campo do Vila, no Espinheiro, também na Zona Norte. 

Ana Paula Lins, secretária de Habitação do Recife, informou que com a conclusão do processo junto ao Cartório e a entrega da documentação pela Prefeitura do Recife, a comunidade passa a ter a posse do seu imóvel reconhecida e as garantias ao exercício de seu direito à moradia, com segurança jurídica, permitindo acessar mais serviços públicos e realizar melhorarias nos seus imóveis, inclusive com a obtenção de crédito e financiamentos. 


Andrea Rego Barros/PCR
Idosa de 114 anos conquista o sonho da casa própria com a entrega de títulos de regularização fundiária no conjunto habitacional Zeferino Agra - FOTO:Andrea Rego Barros/PCR

O jornalismo profissional precisa do seu suporte.

Assine o JC e tenha acesso a conteúdos exclusivos, prestação de serviço, fiscalização efetiva do poder público e muito mais.

Apoie o JC

Comentários

Últimas notícias