A partir deste sábado (17), a Avenida Beira Rio, entre os bairros da Torre e Madalena, na Zona Oeste do Recife, recebe sinalização para ordenar a faixa reversível da via, que já funcionava em forma de teste desde 2019. O primeiro dia de mudança teve orientação de agentes da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) e trânsito tranquilo.
A mudança foi implantada no primeiro semestre de 2019, como uma solução de engenharia para otimizar o fluxo de veículos, que varia ao longo do dia. Mas, na prática, a iniciativa gerou confusão entre moradores e quem precisava circular pelo local, sem a sinalização adequada para indicar o sentido de circulação.
Na Avenida Beira Rio, existem três faixas que foram redistribuídas entre as ruas José Osório e Clóvis Beviláqua. Com o ajuste na sinalização, a faixa central, que tem o funcionamento padrão em direção à Ponte da Capunga, tornou-se uma faixa reversível. Dessa forma, vale apenas nos dias úteis e das 15h às 20h, a circulação da faixa central funciona em direção à Ponte da Torre.
De acordo com os órgãos responsáveis, serão instalados equipamentos semafóricos programados que indicarão o sentido da via no horário reversível, para orientar os condutores quanto às faixas que devem utilizar. Além dessa nova sinalização para faixa reversível, novas faixas de pedestres serão implantadas ao longo da via. Um novo semáforo será colocado para assegurar a travessia de pedestres e ordenar o fluxo de veículos que vem da Rua Demóstenes de Olinda para acessar a Avenida Beira Rio. Além disso, a CTTU fará a manutenção da sinalização da faixa reversível no local.
Comentários