ANIMAIS

Centro e Zona Norte do Recife recebem postos fixos de vacinação antirrábica; saiba os locais

De segunda (26) a sexta-feira (30), das 8h às 17h, moradores dos distritos 1 e 2 podem levar seus cães e gatos até os 16 pontos que ficarão montados nos bairros de Santo Amaro, Joana Bezerra, Coelhos, Campo Grande, Arruda, Encruzilhada, Água Fria, Dois Unidos, entre outros

Amanda Azevedo
Cadastrado por
Amanda Azevedo
Publicado em 24/10/2020 às 19:08 | Atualizado em 26/10/2020 às 22:55
LUCIANO FERREIRA/ARQUIVO PCR
Foram recebidas 150 mil doses da vacina antirrábica para os cachorros e gatos da capital - FOTO: LUCIANO FERREIRA/ARQUIVO PCR

O Recife iniciou neste sábado (24), a Campanha de Vacinação Antirrábica Animal. A imunização porta a porta de cães e gatos começou por pontos estratégicos dos bairros da Boa Vista e da Encruzilhada, integrantes dos Distritos Sanitários (DS) 1 e 2, respectivamente. Quem mora nessas áreas e não foi visitado pelas equipes da Vigilância Ambiental do Recife pode levar seus pets aos postos fixos de vacinação que serão montados pela Secretaria de Saúde do Recife (Sesau) nesses dois distritos, que incluem alguns bairros da Zona Norte e do Centro.

De segunda (26) a sexta-feira (30), das 8h às 17h, moradores dos distritos 1 e 2 podem levar seus cães e gatos até os 16 pontos que ficarão montados nos bairros de Santo Amaro, Joana Bezerra, Coelhos, Campo Grande, Arruda, Encruzilhada, Água Fria, Dois Unidos, entre outros. 

Veja abaixo os locais:

DISTRITO SANITÁRIO I

Praça Palhoça do Periquito - Rua Braço do Norte, Joana Bezerra

Clube da Mocidade - Avenida Central, s/n, Joana Bezerra

Comunidade João Paulo II - Rua Ana Bezerra, 642, São José. Ponto de referência: sob o viaduto Joana Bezerra

Praça do Campo Santo - Rua do Pombal, Santo Amaro. Ponto de referência: em frente ao Cemitério de Santo Amaro e ao lado do Sesc

Praça Matarazzo - Rua Padre Venâncio, Coelhos. Ponto de referência: próximo à USF Coelhos I, em frente ao número 14A

Santo Amaro - Avenida Jayme da Fonte, s/n. Ponto de referência: próximo ao Campo do Onze

DISTRITO SANITÁRIO II

Praça de Campo Grande - Estrada de Belém, s/n, Campo Grande

Praça Tertuliano Feitosa (Praça do Hipódromo) - Rua Fonseca de Oliveira, s/n, Hipódromo

Estádio do Santa Cruz - Avenida Beberibe, 1285, Arruda

Praça da Rádio Capibaribe - Rua Coronel Urbano de Sena, s/n, Campina do Barreto

Praça da Picanha - Av. Norte Miguel Arraes de Alencar, Encruzilhada

Mercado de Água Fria -  Avenida Beberibe, s/n, Água Fria

Creche Municipal Zacarias do Rego Maciel - Rua Aníbal Benévolo, 1497, Linha do Tiro

Praça Chayenne - Avenida Beberibe, s/n, Porto da Madeira. Ponto de referência: em frente ao prédio da Codecir

Escola Estadual Padre Nércio Rodrigues - Avenida Uriel de Holanda, s/n, Linha do Tiro

Residência Sra. Margarida - Rua Dorândia, 302, Dois Unidos

Moradores de outras áreas devem aguardar a campanha chegar ao seu distrito sanitário.  A Gerência de Vigilância Ambiental do Recife recebeu, inicialmente, 150 mil doses da vacina antirrábica para os cachorros e gatos da capital pernambucana. As pessoas que moram em outros municípios devem procurar as secretarias de saúde de suas cidades.

Primeiro dia da Campanha de Vacinação Antirrábica Animal

No primeiro dia da Campanha de Vacinação Antirrábica Animal, 125 agentes de saúde ambiental e controle de endemias (asaces) e 60 voluntários percorreram ruas da Encruzilhada e da Boa Vista nas quais já houve registros de ocorrências de raiva animal.

“Estabelecemos um raio de ação e fazemos as visitas de casa em casa, sempre aos sábados. Na semana posterior, elegemos pontos fixos de vacinação tomando cuidado para evitar aglomeração de pessoas, devido à pandemia da covid-19”, explica Jurandir Almeida, gerente de Vigilância Ambiental e Controle de Zoonoses do Recife.

A moradora do bairro da Encruzilhada, Josirene de Melo Castro, 76 anos, tem quatro gatos, que receberam, em casa, proteção contra a raiva. "Essa campanha é uma bênção porque, às vezes, a pessoa não pode ir até o local de vacinação. Eu estava preocupada com meus gatinhos porque nenhum deles era vacinado. Agradeço de todo coração".

Vacinação porta a porta

A vacinação porta a porta acontecerá de 15 em 15 dias, sempre aos sábados, até o dia 05 de dezembro. Os locais são escolhidos de acordo com a ocorrência de casos de raiva animal, nos últimos anos. Mais de 1.200 profissionais e voluntários participam do porta a porta e da imunização nos postos fixos. Após encerrar a primeira semana de vacinação antirrábica, a próxima rodada de vacinações de cães e gatos vai ocorrer no dia 07 de novembro, com imunização de casa em casa em pontos estratégicos dos distritos sanitários 3 e 7.

Na semana seguinte, de 9 a 13 de novembro, serão instalados postos fixos de vacinação nos dois distritos, que incluem bairros como Aflitos, Graças, Tamarineira, Casa Amarela, Casa Forte, Derby, Espinheiro, Alto José do Pinho, Guabiraba, Macaxeira, Morro da Conceição, Nova Descoberta, Vasco da Gama, entre outros. Os endereços serão divulgados na semana anterior a cada ação. Depois ainda será feita a imunização dos animais das Zonas Oeste e Sul do Recife.

 

Comentários

Últimas notícias