RETOMADA

Pernambuco avança mais no plano de convivência com a covid-19 a partir desta segunda (26)

Vinte e três municípios do Sertão do Araripe pernambucano entram na etapa 10 e, assim, nivelam todo o Estado no planejamento oficial de retomada das atividades econômicas com protocolos de higiene

JC
Cadastrado por
JC
Publicado em 25/10/2020 às 18:37 | Atualizado em 25/10/2020 às 18:45
FELIPE RIBEIRO/JC IMAGEM
Assim, o Estado se aproxima da etapa 11, a chamada fase azul, que representa a retomada dos eventos esportivos com limitação de público e de todos os eventos com novos protocolos. Parques são liberados na etapa 10 - FOTO: FELIPE RIBEIRO/JC IMAGEM

A partir desta segunda-feira (26), Pernambuco avança ainda mais no plano de convivência com a covid-19. Vinte e três municípios da região do Sertão do Araripe e do Pajeú pernambucanos entram na etapa 10 e, assim, nivelam todo o Estado no planejamento oficial de retomada das atividades econômicas com protocolos de higiene.

Nesta etapa são permitidos eventos sociais, corporativos e culturais com capacidade para até 300 pessoas, ou 50% da capacidade do estabelecimento. Também ficam liberados os parques de diversão, temáticos e similares. Para esses lugares, o funcionamento será das 6h à meia-noite. Assim, o Estado se aproxima da etapa 11, a chamada fase azul, que representa a retomada dos eventos esportivos com limitação de público e de todos os eventos com novos protocolos.



Nessa etapa são geradas novas regras para autorizar a reabertura, também, do serviço público, salões de beleza, comércio varejista, serviços médicos, odontológicos, veterinários; serviços de alimentação, feira e polo de confecção; shoppings, centros comerciais e praças de alimentação; museus, cinemas e parques de diversão, além de locais para prática esportiva. Seria a última etapa do plano de convivência com a covid-19 criado pelo Estado em junho, quando o pico da pandemia começava a baixar.

"Temos conseguido avançar sem retroceder. Podemos então nos preparar para a etapa azul, que estamos prevendo para o próximo dia 3 de novembro, se os indicadores assim permitirem. A etapa azul é o que tem se chamado de novo normal, quando todas as atividades econômicas estão autorizadas a voltar a funcionar sendo com protocolos específicos que devem ser seguidos à risca para evitar uma segunda onda de contaminação, como temos visto em outros países", afirmou o secretário de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, Bruno Schwambach, durante coletiva no Palácio do Campo das Princesas, sede do governo do Estado, na quinta-feira (22/10).

As cidades sertanejas que entram na etapa 10 são: Araripina, Bodocó, Exu, Granito, Ipubi, Moreilândia, Ouricuri, Parnamirim, Santa Cruz, Santa Filomena e Trindade (Sertão do Araripe), Afogados da Ingazeira, Brejinho, Carnaíba, Iguaraci, Ingazeira, Itapetim, Quixaba, Santa Terezinha, São José do Egito, Solidão, Tabira e Tuparetama (Sertão do Pajeú).

FELIPE RIBEIRO/JC IMAGEM
Na etapa 10 ficam liberados os parques de diversão, temáticos e similares. Para esses lugares, o funcionamento será das 6h à meia-noite - FELIPE RIBEIRO/JC IMAGEM


CONFIRA AS CIDADES QUE AVANÇAM PARA A FASE 10
Araripina, Bodocó, Exu, Granito, Ipubi, Moreilândia, Ouricuri, Parnamirim, Santa Cruz, Santa Filomena e Trindade.

Afogados da Ingazeira, Brejinho, Carnaíba, Iguaraci, Ingazeira, Itapetim, Quixaba, Santa Terezinha, São José do Egito, Solidão, Tabira e Tuparetama.


ATIVIDADES LIBERADAS NA ETAPA 10

Parques de diversões
Clubes sociais
Atividades esportivas (campos de futebol society e similares)
Eventos culturais, como cinema, teatro e similares (com até 300 pessoas)
Eventos sociais, como casamentos e festas (com até 300 pessoas)
Eventos corporativos (com até 300 pessoas)
Turismo na Ilha de Fernando de Noronha
Comércio de praia
Exposições e museus
Restaurantes e outros serviços de alimentação (com 70% da capacidade, das 6h à 0h)
Academias de ginástica
Futebol, sem público
Serviços de escritório
Comércio de veículos
Atividades esportivas individuais ao ar livre
Praias, parques e praças
Shoppings (no horário normal, das 10h às 22h)
Comércio varejista nos bairros
Salões de beleza
Indústria
Comércio atacadista
Construção civil

Comentários

Últimas notícias