FERIADO

Confira o que abre e o que fecha em Pernambuco nesta quarta (28), Dia do Servidor Público

Alguns municípios optaram por transferir o feriado para a sexta-feira (30)

JC
Cadastrado por
JC
Publicado em 27/10/2020 às 16:41 | Atualizado em 27/10/2020 às 16:47
Andrea Rego Barros / PCR
Jardim Botânico do Recife - FOTO: Andrea Rego Barros / PCR

Nesta quarta-feira (28), é comemorado o Dia do Servidor Público. A data é celebrada nacionalmente desde 1943, ano em que o então presidente Getúlio Vargas, incluiu o feriado no calendário oficial do Brasil. Confira o que abre e o que fecha durante o feriado:

Pernambuco

O governo estadual decretou o dia como ponto facultativo nas repartições públicas e entidades administradas direta e indiretamente pelo Estado, com exceção daquelas que prestam serviços indispensáveis à população.

Escolas - A Secretaria de Educação e Esportes do Estado optou por transferir o feriado para a sexta-feira (30), estabelecendo que o funcionamento das escolas da Rede Estadual ocorra normalmente nesta quarta-feira.

Agências do Trabalho - Todas as unidades do Estado estarão fechadas nesta quarta-feira, retomando as atividades na quinta (29).

Testagem para covid-19 - Os pontos de testagem para covid-19 disponibilizados pelo governo estadual estarão abertos durante o Dia do Servidor.

Cais do Sertão - Como só funciona a partir das quintas-feiras, o equipamento cultural estará fechado durante o feriado desta quarta.

Casa da Cultura e Centro de Artesanato - Os locais funcionarão normalmente durante a quarta-feira.

Universidades - A UFRPE e a UPE não funcionarão durante o feriado desta quarta-feira. Já a UFPE optou por transferir o feriado para a sexta-feira (30), mantendo as atividades normais durante a quarta.

Bancos - A Febraban informou que, por se tratar de ponto facultativo, o funcionamento das agências não será alterado amanhã.  

Recife

A prefeitura determinou ponto facultativo para o dia de amanhã, suspendendo as atividades nos órgãos do município na quarta-feira. Mas, alguns locais destinados ao público estarão funcionando durante o feriado, confira:

Museu da Cidade - aberto das 10h às 16h, com a exposição Cinco Pontas em cartaz. A mostra reúne achados arqueológicos, pinturas e documentos ainda inéditos para o público, que comprovam a importância do Forte das Cinco Pontas em diversos momentos históricos da capital pernambucana. O Museu da Cidade fica no Bairro de São José e tem entrada gratuita. 

Parques - Opção para aqueles que querem aproveitar o Dia do Servidor ao ar livre, todos os parques da cidade funcionarão normalmente nesta quarta-feira. Duas exceções são o Jardim Botânico e o Econúcleo Jaqueira, ambos estarão fechados amanhã.
 
Academias Recife - Os espaços geridos pela PCR abrem normalmente na quarta-feira. Já as atividades físicas realizadas no Geraldão e nos Compaz não acontecerão no feriado.

Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) - Durante o feriado, o órgão suspenderá o atendimento ao idoso, aos taxistas e aos usuários que desejam recorrer das multas. Serviços de monitoramento de tráfego e de fiscalização funcionarão normalmente durante o feriado, assim como o teleatendimento 24h, no qual o cidadão pode acionar a CTTU gratuitamente através do 0800.081.1078. 

Saúde - Nesta quarta-feira (28), a maior parte das Unidades de Saúde da Família (USF) e Unidades Básicas Tradicionais estarão fechadas. Cinco Upinhas funcionarão em regime de plantão, para atender pequenas urgências da atenção básica dos moradores das áreas cadastradas: Upinha Governador Eduardo Campos (Bomba do Hemetério), Dr. Moacyr André Gomes (Morro da Conceição), Vila Arraes (Várzea), Prof. Dr. Hélio Mendonça (Córrego do Jenipapo) e Profª Dra. Fernanda Wanderley (Linha do Tiro).

Serviços de urgência - Funcionarão normalmente as Policlínicas Amaury Coutinho, na Campina do Barreto, Agamenon Magalhães, em Afogados, Barros Lima, em Casa Amarela e Arnaldo Marques, no Ibura, além do Hospital Pediátrico Helena Moura, na Tamarineira. O Hospital da Mulher do Recife, no Curado também funcionará normalmente durante este feriado. Para a realização de partos de risco habitual e denúncias de violência doméstica, estarão abertas também as Maternidades Barros Lima, Professor Bandeira Filho e Arnaldo Marques.

Vacinação - A Policlínica Lessa de Andrade, localizada na Madalena, funcionará no feriado, das 7h às 12h para a vacinação antirrábica ou antitetânica dos moradores do Recife. As demais vacinas de rotina só voltarão a ser disponibilizadas na quinta (29).

Centro de Vigilância Ambiental e Controle de Zoonoses do Recife - O CVA contará com um plantão para atendimento a chamados de animais soltos na rua, que causem risco à saúde pública, podendo ser acionado das 8h às 17h por meio dos telefones 3355-7704 e 3355-7705.

Hospital Veterinário - O HVR funciona normalmente nesta quarta-feira (28). O hospital fica localizado na Avenida Professor Estevão F. da Costa, S/N, no bairro do Cordeiro, na Zona Oeste da cidade e funciona das 7h às 18h, de segunda a sexta.

CRAS, CREAS, CadÚnico e Centro POP - Os serviços da Assistência Social realizados nos locais estarão suspensos na quarta-feira. As exceções são o Abrigo Noturno Irmã Dulce, as casas de acolhimento institucional e as equipes do Serviço Especializado em Abordagem Social de Rua (Seas), que estarão de plantão. O Restaurante Popular Josué de Castro, no bairro de São José, permanece com a entrega diária de quentinhas para população em situação de rua, bem como as entregas descentralizadas. O Centro de Referência em Direitos Humanos Margarida Alves e o Centro de Referência em Cidadania LGBT do Recife não funcionarão. 

Compaz - Todas as unidades estarão fechadas durante a quarta-feira. Também não funcionarão as Bibliotecas Municipais de Afogados e Casa Amarela.

PROCON - O órgão não realizará atendimento presencial durante o feriado, mas, as audiências online agendadas irão ocorrer normalmente. 

Cabo

No município do Cabo de Santo Agostinho, a prefeitura decidiu transferir o feriado para sexta-feira (30), quando apenas serviços essenciais estarão funcionando. Na quarta, o funcionamento será normal nos órgãos do município. 

Olinda

A prefeitura optou pela transferência do Dia do Servidor Público para a sexta-feira (30). O funcionamento dos órgãos municipais não sofrerá alterações na quarta.

Jaboatão dos Guararapes 

Assim como no Cabo de Santo Agostinho e em Olinda, o município transferiu o feriado para a sexta-feira (30). Na quarta, todos os órgãos da cidade funcionam normalmente.

Sindicato dos Servidores Públicos Federais de Pernambuco

O Sindsep realizará o Dia Nacional do "Eu Luto Pelos Serviços Públicos" na quarta-feira (28). Entre as ações, a Condsef/Fenadsef realizará uma live, a partir das 18h, onde será discutida a importância dos serviços públicos na garantia dos direitos constitucionais dos brasileiros. Também estará em debate as ações contra a reforma Administrativa e a defesa do setor público. A construção e deflagração de uma greve geral do setor também entrarão em pauta. 

“Estamos passando por grandes dificuldades diante de um governo que tem como projeto a desconstrução de um país que passa, obrigatoriamente, pelo desmonte do setor público. Mas já enfrentamos situações parecidas com essa e as superamos com nossa união e mobilização. Dessa vez, não será diferente. Todos nós nos orgulhamos do nosso trabalho imprescindível. Viva os servidores e viva os serviços públicos”, comentou o coordenador geral do Sindsep-PE, José Carlos de Oliveira.

Manifestação

As Centrais Sindicais de Pernambuco realizarão um ato simbólico no Dia Nacional em Defesa do Serviço Público. A manifestação está agendada para às 14h30, na Avenida Guararapes, no Centro do Recife. A agenda divulgada também inclui umapanfletagem na Estação Central do Metrô, às 7h. O movimento luta contra a reforma administrativa prevista pelo Governo Federal.

Em nota, o movimento que é composto pela CUT, CTG, UGT, CSP Conlutas e Intersindical e pelos Movimentos sociais Frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo, afirmou que:"Não vamos aceitar o sucateamento dos nossos serviços públicos. Não vamos aceitar as medidas que Bolsonaro e seu ministro Paulo Guedes quer implementar contra os servidores. Não à Reforma administrativa, em defesa dos serviços públicos."

 

Comentários

Últimas notícias