abre e fecha

Veja o que abre e o que fecha em Pernambuco no Dia de Finados, na próxima segunda-feira (2)

O feriado irá alterar a programação de estabelecimentos do Estado

Bruna Oliveira
Cadastrado por
Bruna Oliveira
Publicado em 28/10/2020 às 17:07 | Atualizado em 03/12/2020 às 18:08
BOBBY FABISAK/JC IMAGEM
O consumidor pode aproveitar as ofertas nos segmentos de vestuário, beleza, perfumaria, itens para a casa, decoração, eletro e eletro eletrônicos, e muito mais. - FOTO: BOBBY FABISAK/JC IMAGEM

Atualizada em 30/10

A próxima segunda-feira (2) será marcada pelo Dia Nacional de Finados. A data, que equivale a um feriado nacional, altera os horários de funcionamento de alguns estabelecimentos em Pernambuco. Para que você possa programar, o JC preparou uma lista com o que abre, fecha ou funciona em horário especial. E não esqueça: se sair de casa, coloque máscara e leve álcool gel.

Shoppings 

RioMar

Localizado no bairro do Pina, na Zona Sul do Recife, lojas e quiosques do RioMar funcionam das 12h às 21h. Já as operações de alimentação funcionarão das 12h às 22h.

Recife

O Shopping Recife, localizado em Boa Viagem, também na Zona Sul da capital pernambucana, irá funcionar das 10h às 22h para todas as suas operações.

Tacaruna

O Shopping Tacaruna, no bairro de Santo Amaro, na Área Central do Recife, irá funcionar em horário especial: das 12h às 21h. O horário vale para todas as operações. Já os cinemas seguem o horário da programação.

Boa Vista

O Shopping Boa Vista tem suas lojas, quiosques, Game Station e praça de alimentação abertos das 11h às 19h. Ademais, o cinema segue sua programação normal e a Loteria não irá operar.

Plaza

As operações do Plaza Shopping, em Casa Forte, na Zona Norte do Recife, funcionam em horário diferenciado, das 12h às 21h. O cinema segue o horário da programação.

Guararapes

As lojas, quiosques e praça de alimentação do Shopping Guararapes, em Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife, funcionarão normalmente, das 10h às 22h. O Game Station funcionará das 12h às 21h e o cinema conforme a programação.

Patteo Olinda

As lojas e operações de serviços, alimentação e lazer do do Shopping Patteo Olinda, em Olinda, na Região Metropolitana do Recife irão funcionar das 12h às 21h.

Camará Shopping

O Camará Shopping, em Camaragibe, no Grande Recife, irá funcionar em horário especial. As lojas satélites, quiosques e âncoras estarão abertas das 13h às 21h. A Praça e os estabelecimentos de alimentação e lazer funcionarão das 12h às 22h. Já a lotérica atenderá somente das 12h às 18h, enquanto o cartório e a Caixa Econômica Federal não abrirão.

Paulista North Way

O Paulista North Way Shopping, localizado no município de Paulista, no Grande Recife, terá o funcionamento das 9h às 21h.

Costa Dourada

No Cabo de Santo Agostinho, cidade da Região Metropolitana da capital pernambucana, o Shopping Costa Dourada adere ao seu horário normal de funcionamento durante feriado. Todas as operações, lojas, praças de alimentação e cinema funcionam das 10h às 22h.

River Shopping

No River Shopping, em Petrolina, no Sertão de Pernambuco, estará funcionando com suas lojas no horário das 14h às 20h, praça de alimentação das 12h às 20h e o Hiper Bompreço das 8h às 20h.

Lojas do Centro e bairros

No feriado, as lojas do Centro e bairros do Recife tem abertura facultativa, das 9h às 17h, de acordo com a Convenção Coletiva de Trabalho.

Ferreira Costa

As lojas da Ferreira Costa de Garanhuns, no Agreste de Pernambuco, estará fechada. Já as lojas da Imbiribeira, na Zona Sul do Recife, e da Tamarineira, na Zona Norte da capital pernambucana, funcionará das 9h às 18h.

Supermercados

De acordo com a Associação Pernambucana de Supermercados (APES) os estabelecimentos funcionarão normalmente durante o feriado do Dia de Finados.

Ceasa

O Centro de Abastecimento Alimentar de Pernambuco, localizado no bairro do Curado, na Zona Oeste do Recife, estará fechado.

Jardim Botânico

O Jardim Botânico do Recife estará fechado para manutenção. O espaço volta a receber o público normalmente de terça a domingo, das 09h às 15h, com entrada gratuita. 

TJPE

O Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) vai funcionar em regime de plantão judiciário na próxima segunda-feira. O horário de funcionamento dos plantões do 1° e 2° Graus de Jurisdição de toda a Justiça estadual, em ambos os feriados, será das 13h às 17h. O atendimento acontece de modo remoto, sendo voltado para demandas de urgências de caráter cível e criminal, como habeas corpus, mandados de segurança e medidas cautelares, entre outros. 

As unidades judiciárias da Região Metropolitana do Recife (RMR) e do Interior  também vão atuar em regime de plantão no feriado, inclusive atendendo demandas de urgências de comarcas circunvizinhas, são: Jaboatão dos Guararapes, Cabo de Santo Agostinho, Olinda, Nazaré da Mata, Limoeiro, Vitória de Santo Antão, Palmares, Caruaru, Garanhuns, Arcoverde, Afogados da Ingazeira, Serra Talhada, Ouricuri e Petrolina.

Para conferir o contato de cada unidade judiciária plantonista das comarcas da RMR e do Interior, bem como de suas respectivas áreas de abrangência, basta acessar a seção Plantão Interior - 1º Grau.

Recife

Cemitérios

As necrópoles do Recife estarão abertas à visitação entre das 7h às 18h no dia 2 de novembro e só será permitida a entrada de visitantes com máscara para visitar os túmulos dos seus entes queridos. 

Turismo e lazer

A Ciclofaixa de Turismo e Lazer funcionará das 7h às 16h.  Outra opção de lazer ao ar livre é curtir os parques da cidade, que também estarão abertos normalmente.

Esportes

As Academias Recife geridas pela PCR fecham nesta segunda, assim como as atividades físicas realizadas no Geraldão e nos Compaz.

Trânsito

Os serviços oferecidos na sede da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) de atendimento ao idoso, aos taxistas e aos usuários que desejam recorrer das multas serão suspensos nesta segunda-feira (2). Já os serviços de monitoramento de tráfego e de fiscalização prestados pelos agentes de trânsito funcionarão normalmente durante o feriado, assim como o teleatendimento 24h, no qual o cidadão pode acionar a CTTU.

Saúde

Nesta segunda-feira, a maior parte das Unidades de Saúde da Família (USF) e Unidades Básicas Tradicionais estarão fechadas. Apenas cinco Upinhas vão funcionar neste feriado, em regime de plantão, para atender pequenas urgências da atenção básica dos moradores das áreas cadastradas: Upinha Governador Eduardo Campos (Bomba do Hemetério), Dr. Moacyr André Gomes (Morro da Conceição), Vila Arraes (Várzea), Prof. Dr. Hélio Mendonça (Córrego do Jenipapo) e Profª Dra. Fernanda Wanderley (Linha do Tiro).

Também estarão funcionando, durante o feriado, os serviços de urgência das Policlínicas Amaury Coutinho (Campina do Barreto), Agamenon Magalhães (Afogados), Barros Lima (Casa Amarela) e Arnaldo Marques (Ibura), além do Hospital Pediátrico Helena Moura (Tamarineira).

O Hospital da Mulher (Curado) terá funcionamento normal durante o feriado para atendimento multiprofissional no Centro de Atenção à Mulher Vítima de Violência Sony Santos, localizado em um anexo do HMR, e para realização de partos de alto risco (mediante encaminhamento da Central de Regulação do Estado). Para a realização de partos de risco habitual e denúncias de violência doméstica, estarão abertas também as Maternidades Barros Lima, Professor Bandeira Filho (Afogados) e Arnaldo Marques.

Assistência Social e Direitos Humanos

Nesta segunda-feira, não funcionarão os serviços da Assistência Social realizados nos CRAS e CREAS, na Central de Cadastro Único (CadÚnico) e nos Centros de Referência Especializados para População em Situação de Rua (Centro POP). As exceções são o Abrigo Noturno Irmã Dulce, as casas de acolhimento institucional e as equipes do Serviço Especializado em Abordagem Social de Rua (Seas), que estarão de plantão.

O Restaurante Popular Josué de Castro, no bairro de São José, permanece com a entrega diária de quentinhas para população em situação de rua, bem como as entregas descentralizadas. O Centro de Referência em Direitos Humanos Margarida Alves e o Centro de Referência em Cidadania LGBT do Recife também não funcionarão.

Mercados e feiras

Os mercados públicos e Feiras Novas funcionam com horário especial na segunda-feira (2), das 6h às 13h. 

Hospital Veterinário

O Hospital Veterinário do Recife estará fechado nesta segunda-feira.

Segurança

Devido ao feriado de Finados, os Compaz Eduardo Campos, Ariano Suassuna, Miguel Arraes e as Bibliotecas Municipais de Afogados e Casa Amarela estarão fechados nesta segunda-feira.

Procon Recife

O Procon Recife terá atendimento presencial ou audiências online. 

Olinda

Em Olinda, no Grande Recife, os serviços essenciais estão garantidos para a população. Quem precisar de atendimento de saúde pode contar com o Serviço de Pronto Atendimento (SPA) de Peixinhos, com a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da PE-15 e o Hospital Tricentenário, Bairro Novo. Todos funcionarão com plantão 24h. A coleta de lixo será de forma regular, atendendo todos os bairros da cidade como acontece diariamente.

Feiras públicas e mercados estão liberados para funcionar das 6h às 12h.

 

 

Comentários

Últimas notícias