SOLIDARIEDADE

Samaritanos lançam campanha para construir sede no Recife

ONG oferece alimentação, assistência médica e jurídica, além de capacitação a pessoas em situação de rua

Amanda Rainheri
Cadastrado por
Amanda Rainheri
Publicado em 29/10/2020 às 18:01 | Atualizado em 29/10/2020 às 18:01
Divulgação
Samaritanos atuam junto a pessoas em situação de rua desde 2015 - FOTO: Divulgação

Há cinco anos, a ONG Samaritanos assumiu o compromisso de levar dignidade a pessoas em situação de rua na capital pernambucana. De lá pra cá, a rede do bem, que começou com 14 voluntários, já agregou mais de 350 pessoas para realizar trabalhos que vão desde a distribuição de alimentos nas ruas do Recife a assistências médica e jurídica. Mas agora os Samaritanos precisam de uma outra corrente de solidariedade, desta vez para tirar um sonho antigo do papel. A organização está em campanha para arrecadar fundos para a construção e manutenção de uma sede, com o objetivo de ampliar os trabalhos e impactar um número ainda maior de vidas.

A vaquinha virtual pretende arrecadar o valor de R$ 250 mil, necessários para bancar as reformas, compras de mobília, atendimentos, cozinha industrial e todos os custos da casa, localizada em Santo Amaro, área Central do Recife, durante um ano. “Essa sede vai potencializar a gente enquanto projeto, vai nos dar uma estrutura para que a gente possa se desenvolver, para que o pessoal consiga trabalhar, realizar os atendimentos médicos, odontológicos. Também será o nosso espaço para capacitação de pessoas e para o preparo de alimentos que distribuímos nas ruas”, explica Rafael Araújo, presidente da ONG.

A Samaritanos foi às ruas do Recife pela primeira vez em uma noite de 2015, com 30 marmitas a serem distribuídas a pessoas em situação de rua. Hoje durante as ações, que acontecem uma vez por semana, 350 pessoas são beneficiadas. Os voluntários conseguem alcançar 20 bairros, com oito rotas de trabalho. Mas a ajuda vai além. “A gente tem um público muito complexo, com muitas demandas, para as quais não existem soluções simples”, destaca Rafael. Por isso, a ONG passou a oferecer serviços em outras áreas nos anos que se seguiram.

Hoje as pessoas atendidas pela ONG têm acesso, através de parcerias firmadas pela organização com poder público e entidades da sociedade civil, a consultórios de rua, que servem como porta de entrada para os serviços de saúde, dispensando a necessidade de ir até uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) para conseguir encaminhamentos para consultas, por exemplo. Há também atendimento jurídico e um banco de currículos, disparados a empresas após um programa de capacitação profissional que também é oferecido pela ONG.

A isso ainda se soma a luta por direitos para a população de rua. Em 2016, o grupo ajudou a articular o coletivo Unificados pela População em Situação de Rua, formado por vários projetos que atuam com esse público. No mesmo ano, passou a participar de espaços de discussão sobre direitos da população em situação de rua (PSR), integrando o Comitê Intersetorial Municipal de Atendimento à PSR (Comitê Pop Rua Recife), sendo eleito em 2019 para integrá-lo com assento e direito a voto. Também em 2019, a ONG foi nomeada pelo Governo do Estado para o Comitê Intersetorial de Políticas Públicas para População em Situação de Rua - Comitê Pop Rua Pernambuco, para atuar como sociedade civil organizada.

Para ajudar na construção da sede, basta acessar a vaquinha virtual através do site https://abacashi.com/p/casa-samaritanos e fazer uma doação, que pode ser de qualquer valor a partir de R$10. 

Comentários

Últimas notícias