saúde

Em Pernambuco, 229,9 mil crianças ainda não foram vacinadas contra paralisia infantil

Pernambuco não alcança a meta de 95% crianças imunizadas desde 2016, após 10 anos de sucesso

JC
Cadastrado por
JC
Publicado em 29/10/2020 às 19:15 | Atualizado em 29/10/2020 às 19:33
MARCELO CAMARGO/AGÊNCIA BRASIL
EM BAIXA Apenas 67,06% das crianças entre 1 ano e menores de 5 anos foram imunizadas no Recife - FOTO: MARCELO CAMARGO/AGÊNCIA BRASIL

Cerca de 229,9 mil crianças ainda não haviam se imunizado contra a poliomielite até esta quarta-feira (28) em Pernambuco, a dois dias do fim da Campanha Nacional de Vacinação. O número corresponde a 41,7% da meta de 549.369 doses a serem distribuídas, de acordo com informações da Secretaria Estadual de Saúde (SES). No Recife, 26 mil crianças haviam sido vacinadas até esta quarta, apenas 32% do público alvo de 80 mil crianças. A campanha do Ministério da Saúde (MS) que se encerra nesta sexta-feira (30) é voltada para meninos e meninas de 1 ano e até 5 anos de idade.

A poliomielite foi considerada erradicada dos países americanos em 1994, com o último caso registrado no Brasil em 1989, na Paraíba. A SES pontua que a interrupção da transmissão da doença foi possível graças ao aumento da vacinação das crianças, que evitou a reintrodução do vírus selvagem da pólio em território nacional, mesmo com a ocorrência em outros países.

Os registros de casos e óbitos evidenciam a importância da imunização: na década de 80, quando as coberturas vacinais ficavam abaixo de 50%, Pernambuco teve 287 casos de poliomielite, com o último óbito em 1988. Para se ter ideia, as entidades sanitárias indicam que o mínimo necessário é se ter 95% das crianças imunizadas para a doença.

Pernambuco conseguiu atingir essa cobertura por uma década, entre 1995 a 2015, mas não bate a meta desde 2016, lamentou a superintendente de Imunizações da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), Ana Catarina de Melo, lamentou que o Estado não alcança a meta desejável desde 2016. Em 2019, o índice ficou em 85% em Pernambuco com a distribuição de doses de rotinas. Neste ano, a cobertura é de 62,25% em doses de rotina.

“Isso é preocupante porque deixa nossa população suscetível ao vírus, que ainda causa adoecimento no Paquistão e Afeganistão. Com o trânsito recorrente das pessoas entre países, a única forma de evitar uma reintrodução da pólio é por meio da imunização, que é gratuita, segura e disponibilizada de rotina nos postos de saúde de todos os municípios pernambucanos, além dos momentos de campanha, como este que estamos vivenciando", comentou a gestora.

O MS informou que enviou 1,2 milhão de doses da vacina para o Estado este ano. Dessas, mais de 80 mil foram endereçadas ao Recife, segundo a secretaria municipal de Saúde (Sesau).

Onde se vacinar no Recife

As vacinas estão sendo oferecidas nas mais de 140 unidades de saúde do Recife, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Veja a lista completa de salas de vacinação.

Nesta sexta-feira (30), as Policlínicas do Pina e Clementino Fraga, no Vasco da Gama, Zona Norte da capital, vão funcionar com o horário estendido até as 21h para facilitar a vacinação de quem que não conseguiu procurar os postos em horário comercial.

Comentários

Últimas notícias