Com informações de Juliana Oliveira / TV Jornal
A partir deste sábado (31), passageiros que chegarem de ônibus ao Terminal Integrado de Afogados, na Zona Oeste do Recife, passam a ter acesso ao metrô, com o cartão do VEM, por um prazo de até duas horas, sem precisar pagar nova passagem. A mudança vale para as duas linhas que operam no terminal, TI Aeroporto e PE-15/Afogados. A integração temporal, como é chamada, é realidade atualmente em oito das 15 estações integradas.
Os passageiros que desembarcarem no terminal e desejarem ter acesso à estação de metrô deverão passar o cartão VEM (que pode ser trabalhador, estudante, Livre Acesso ou comum) na catraca de entrada que dá acesso à plataforma. Caso o intervalo entre o desembarque do coletivo e o embarque no metrô seja maior que duas horas será cobrada mais uma passagem. Diariamente, cerca de nove mil pessoas passam pela Estação Afogados.
“O passageiro tem essa facilidade, inclusive se tiver qualquer emergência para ir numa farmácia, num supermercado ou numa lotérica, vai poder fazê-lo e voltar para o metrô sem pagar outra passagem. No sistema anterior, se ele saísse do metrô tinha que pagar de imediato", explica o gerente de comunicação da CBTU, Salvino Gomes. Ele destaca que a novidade vale para quem chega de ônibus. Quem vem do metrô para o ônibus não muda nada, desce do metrô e pega o ônibus sem precisar apresentar o VEM.
VENDAS
Caso o passageiro não use vale eletrônico ele só terá acesso ao metrô se pagar o bilhete que custa R$ 4. Ate o próximo dia 7 de novembro, o Grande Recife Consórcio de Transporte vai distribuir gratuitamente, no terminal, cartões do VEM comum. Para ter direito, basta apresentar um documento oficial com foto e o número do CPF. A recarga do bilhete pode ser feita nas máquinas instaladas no terminal.
Comentários