São Francisco

Aumento da vazão do São Francisco deixa pontos entre Juazeiro e Petrolina alagados

O volume liberado, que era de 800 metros cúbicos por segundo (m³/s), passou para 1.100 m³/s e até esta quarta-feira (04) deve chegar a 2.600 m³/s

JC
Cadastrado por
JC
Publicado em 04/11/2020 às 8:48 | Atualizado em 04/11/2020 às 9:19
DIVULGAÇÃO
Água do São Francisco deixando pontos de Juazeiro submersos - FOTO: DIVULGAÇÃO

Desde a última sexta-feira (30) as águas têm invadido pontos entres as cidades de Juazeiro, na Bahia, e Petrolina, Sertão de Pernambuco. Tanto a areia que fica em frente as barracas da Ilha do Rodeadouro, quanto a faixa de areia da Ilha do Fogo, entre as duas cidades, além da pista para caminhada na orla de Juazeiro, e a Ciclovia, também na orla, já estão submersas pela água.

Isso acontece por conta do aumento gradativo da vazão do Rio São Francisco, a partir do Reservatório de Sobradinho (BA), realizado pela Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf). A liberação acontece como forma de atender às diretrizes do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). O volume liberado, que era de 800 metros cúbicos por segundo (m³/s), passou para 1.100 m³/s, e até esta quarta-feira (04) deve chegar a 2.600 m³/s.

Por conta desse aumento, que já é maior vazão liberada por Sobradinho em sete anos, algumas enchentes vêm sendo provocadas. Veja imagens que circulam nas redes sociais: 

DIVULGAÇÃO
Água do São Francisco deixando pontos de Juazeiro submersos - DIVULGAÇÃO
DIVULGAÇÃO
Água do São Francisco deixando pontos de Juazeiro submersos - DIVULGAÇÃO

Em comunicado, a Chesf orientou a população a não ocupar as áreas ribeirinhas situadas na calha principal do rio, entre o trecho de Sobradinho até a foz, para que a segurança de todos seja preservada.

DIVULGAÇÃO
Água do São Francisco deixando pontos de Juazeiro submersos - FOTO:DIVULGAÇÃO

Comentários

Últimas notícias