INCENTIVANDO A LEITURA

Fernando de Noronha ganha biblioteca comunitária com foco nas crianças

Espaço contará com acervo de 1.200 livros novos que serão disponibilizados aos estudantes de Noronha

Thalis Araújo
Cadastrado por
Thalis Araújo
Publicado em 04/11/2020 às 23:20 | Atualizado em 04/11/2020 às 23:35
ADRIANO CHOQUE
Espaço foi inaugurado nesta quarta (04) - FOTO: ADRIANO CHOQUE

Com o objetivo de incentivar a leitura e acreditando sempre na educação ambiental como esperança para o futuro, Fernando de Noronha ganhou sua primeira biblioteca comunitária com foco nas crianças, a Cantos de Leitura, que foi inaugurada nesta quarta-feira (04).

Localizada na Vila da Torre, o novo espaço de leitura, que faz parte de uma série de ações da Ball Corporation, de comprometimento com o futuro do planeta, conta com um acervo de cerca de 1.200 livros novos que serão disponibilizados aos estudantes da ilha.

Veja as imagens

DIVULGAÇÃO
Além do espaço colorido e amigável, esse projeto propõe a formação e acompanhamento de mediadores de leitura - DIVULGAÇÃO
DIVULGAÇÃO
Cantos da Leitura, que faz parte de uma série de ações da Ball Corporation, de comprometimento com o futuro do planeta - DIVULGAÇÃO
DIVULGAÇÃO
Inauguração aconteceu nesta quarta (04) - DIVULGAÇÃO
ADRIANO CHOQUE
O novo espaço de leitura de Noronha vai incentivar também a educação ambiental - ADRIANO CHOQUE
ADRIANO CHOQUE
Local seguirá todos os protocolos de proteção contra o novo coronavírus - ADRIANO CHOQUE
ADRIANO CHOQUE
Espaço vai beneficiar cerca de 250 crianças - ADRIANO CHOQUE
ADRIANO CHOQUE
Acervo da biblioteca oferece 1.200 livros - ADRIANO CHOQUE

A inauguração do espaço aconteceu logo após a retomada das aulas na região e a cerimônia de abertura seguiu todos os protocolos de segurança sanitária contra o novo coronavírus, e contou com a participação da Superintendência de Educação, da Gestão da creche, de representantes do projeto Mãe Coruja, Rede Educare e Ball Corporation.

O espaço vai beneficiar cerca de 250 alunos de até cinco anos de idade, sendo esse um passo importante para que crianças e educadores tenham acesso a um acervo diversificado e atual, reduzindo a distância entre livros e leitores.

A diretora de comunicação da Ball América do Sul, Thais Moraes, conta sobre a importância do mais novo espaço de leitura de Noronha. “Quando Fernando de Noronha adotou essa mentalidade de crescer cada vez mais como um paraíso sustentável, a gente comemorou muito. E nada melhor do que ajudar a formar melhores cidadãos, estimular o hábito da leitura, a vontade do conhecimento, para investir nessa sustentabilidade. Que vocês, educadores e comunidade escolar, possam ter certeza de que a Ball quis fazer o melhor aqui neste espaço.”

Confira o vídeo

Além do espaço colorido e amigável, esse projeto propõe a formação e acompanhamento de mediadores de leitura – profissionais que contarão histórias para os estudantes.

Hábito da leitura no Brasil

A importância dessa iniciativa é ainda mais latente diante do cenário brasileiro. De acordo com a pesquisa “Retratos da leitura no Brasil”, realizada pelo Instituto Pró-Livro em parceria com o Itaú Cultural, o Brasil perdeu cerca de 4,6 milhões de leitores entre 2015 e 2019. Os dados ainda apontam que apenas 52% dos brasileiros, pouco mais da metade da população, têm o hábito de ler.

A 13ª biblioteca inaugurada pela Ball chega à ilha respeitando protocolos de cuidados com a saúde em combate à covid-19. A sala estará aberta apenas para crianças que estejam em aulas e a entrada só é permitida com aferição de temperatura, aplicação de álcool em gel e uso de máscaras.

Além da doação de livros e ambientação do local, o espaço contará com uma capacitação para os 71 funcionários da Instituição de Educação Infantil Bem me Quer, que abordará os caminhos para a formação de leitores e orientações sobre melhor utilização do Cantos de Leitura.

A inauguração faz parte de uma série de iniciativas que a Ball vem realizando em Fernando de Noronha em prol da comunidade local, voltadas para a construção de um ambiente mais sustentável.

“Sabemos que a leitura transformará a vida dessas crianças e que, por consequência, elas levarão esse hábito também para seus familiares, formando uma grande rede de cidadãos mais críticos, informados e cada vez mais engajados com o futuro do nosso planeta”, acrescenta Thaís Moraes.

Investindo na educação e na cultura, o Cantos de Leitura contribui com comunidades para a geração de novos leitores e criação de um espaço para socialização; e faz dos livros uma ponte para possibilitar que seus leitores vejam o mundo de uma nova forma.

Comentários

Últimas notícias