Voluntariado

Hospital das Clínicas e Hemope lançam campanha de doação de sangue

Campanha visa aumentar o estoque de sangue no Estado

Douglas Hacknen
Douglas Hacknen
Publicado em 09/11/2020 às 21:12
Notícia

JAILTON JR./JC IMAGEM
Doações acontecem no Recife - FOTO: JAILTON JR./JC IMAGEM
Leitura:

Para aumentar o estoque de sangue em Pernambuco, o Hospital das Clínicas (HC) da UFPE, em parceria com a Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Pernambuco (Hemope), vai promover uma campanha de doação. Ação será realizada na próxima quinta (12) e sexta-feira (13) e faz parte do Programa Pró-Sangue, do HC. O Pró-Sangue atua na ampliação da captação de doadores de sangue, no uso racional e seletivo de hemocomponentes e no monitoramento dessas atividades dentro do hospital-escola.

Segundo as entidades, a doação de sangue é segura para o doador e para o receptor da transfusão sanguínea, já que uma série de medidas são tomadas. Triagem clínica da situação de saúde, hábitos de vida do candidato e testes para a detecção de doenças transmitidas pelo sangue são feitas em todas as amostras.

Onde doar?

A campanha será realizada na Unidade de Reabilitação, no térreo do HC (próximo à Portaria 4), das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h. Prédio fica localizado na Av. Prof. Moraes Rego, 1235, no bairro da Várzea, Zona Oeste do Recife. Os doadores podem fazer o agendamento pelo e-mail prosanguehcufpe@gmail.com ou doar sem marcar.

Quais documentos levar?

Para doar é preciso estar com a versão original de algum documento oficial com foto. Podem ser apresentados: identidade, carteira de motorista, carteira de trabalho e passaporte.

Posso doar sangue? Quais os critérios?

Doadores devem estar bem alimentados, porém devem evitar comidas gordurosos nas 3 horas que antecedem a doação de sangue. Caso seja após o almoço, deverá aguardar 2 horas. O sono também é outro ponto importante. É preciso estar descansado, não fumar (cerca de três horas antes e após a doação) e não ter ingerido bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas.

O intervalo mínimo entre uma doação de sangue e outra é de dois meses para os homens e de três meses para as mulheres. Pessoas entre 18 e 69 anos podem. 

Em virtude da pandemia e da necessidade de não gerar aglomeração, o Hemope não está captando sangue de menores de 18 anos, pois eles precisam da presença de um dos responsáveis no ato da doação. Quem tem entre 60 e 69 anos só poderá doar se já tiver feito alguma doação antes dos 60.

 

Para doar sangue, é preciso pesar, no mínimo, 50 kg, estar em bom estado de saúde e não pode ter tido gripe, resfriado ou covid-19 nos últimos 30 dias. 

Seja um assinante JC.

Assine o JC com planos a partir de R$ 1,90 e tenha acesso ilimitado a todo o conteúdo do jc.com.br, à edição digital do JC Impresso e ao JC Clube, nosso clube de vantagens e descontos que conta com dezenas de parceiros.

Assine o JC

Comentários

Últimas notícias