Saúde

Unidade móvel realiza mamografia preventiva em mulheres do Cabo de Santo Agostinho

A mamografia ajuda a detectar o câncer de mama antes mesmo do nódulo ser formado

Douglas Hacknen
Cadastrado por
Douglas Hacknen
Publicado em 11/11/2020 às 21:35 | Atualizado em 11/11/2020 às 21:45
JAKSON COSTA/ SECOM CABO
Unidade móvel de mamografia no Cabo de Santo Agostinho - FOTO: JAKSON COSTA/ SECOM CABO

Após o fim da campanha de prevenção ao câncer de mama realizada no mês de outubro, a cidade do Cabo de Santo Agostinho, na Região Metropolitana do Recife, segue fazendo mamografias preventivas em mulheres com mais de 50 anos. Os exames são gratuitos e realizados durante todo o ano em uma unidade móvel que visita as comunidades do município. Nesta quinta-feira (12) a unidade estará no Centro de Referência da Saúde da Mulher II, em Ponte dos Carvalhos. 

A coordenadora da Saúde da Mulher da Secretaria de Saúde do Cabo, Gisele Paiva, afirmou que “a Campanha do Outubro Rosa é como um lembrete para que nós consigamos atingir e orientar o maior número de mulheres e assim, elas possam realizar os exames necessários”.

Segundo a prefeitura da cidade, durante o mês de outubro, a Secretaria Municipal de Saúde realizou 1.344 exames de citologia oncótica e 3.085 mamografias. O Sistema Único de Saúde (SUS) prioriza exame da mama para mulheres entre 50 e 69 anos. O exame também é realizado em clínicas conveniadas, por meio de marcação.

A mamografia ajuda a detectar o câncer de mama antes mesmo do nódulo ser formado, ajudando a chegar em um diagnóstico precoce da doença. De acordo com a Prefeitura, quem não realizou a mamografia na unidade móvel, durante a campanha do Outubro Rosa, pode fazer o exame na clínica, sem prévio agendamento. É necessário levar um documento com foto, o cartão SUS e a requisição.

Cronograma de novembro

Quinta-feira (12) - Centro de Referência da Saúde da Mulher II (Ponte dos Carvalhos)

Sexta-feira (13) - USF Gaibu

Terça-feira (17) - USF Santo Estêvão

Comentários

Últimas notícias