coronavírus

No segundo dia de testagem para covid-19 no Geraldão, no Recife, espera chega a quase quatro horas

Equipes da CTTU tiveram que inverteram o sentido do acesso devido ao transtorno

JC
Cadastrado por
JC
Publicado em 12/11/2020 às 11:33 | Atualizado em 12/11/2020 às 12:04
JC IMAGEM
Posto de testagem no Geraldão abriu nesta quarta-feira (12) - FOTO: JC IMAGEM

Com informações da TV Jornal

Antes das 7h da manhã desta quinta-feira (12), a fila de veículos na rua lateral de acesso ao ginásio do Geraldão, novo posto de testagem para a covid-19 no Recife, já dava voltas e chegava até a Avenida Mascarenhas de Moraes, na Zona Sul da capital pernambucana. A quantidade de carros parados deixou a via estreita e atrapalhou a passagem de outros transportes neste segundo dia de operação do centro de testagem. Nessa quarta, na abertura do local, as filas também foram grandes, com alguns veículos chegando perto das 5h30 da manhã. Além da saúde, o motorista teve que testa a paciência, já que o tempo de espera para conseguir ser atendido chegava perto das quatro horas. Pernambuco registra 168.093 casos de coronavírus e 8.773.

Devido ao transtorno, equipes da CTTU inverteram o sentido do acesso ao estacionamento do ginásio, onde é realizado o exame. Às 8h, horas a entrada passou a ser pela Rua Jaticy.

Alguns motoristas, que passaram horas esperando na fila, questionaram a mudança e a espera. "Disseram que era do outro lado. Aí mandaram o fiscal que informou que tinha que vir pelo outro lado", disse a dona de casa Angelita Barbosa.

O publicitário Eduardo Kalil chegou cedo para o centro de testagens. Ainda assim, teve que esperar. "Tinha uns vinte carros na minha frente. Todo mundo chega cedo e só abre às 8h. Mas se você chegar às 8h corre o risco de não pegar mais ficha", comentou. 

A reportagem da TV Jornal também registrou longas filas no Centro de Convenções, em Olinda. O cenário foi o mesmo do Geraldão, com muito tempo de espera para ser atendido. Vários carros aguardavam na Rua Professor Andrade Bezerra.

A secretaria de Saúde de Pernambuco foi procurada para saber se há algum problema com o atendimento no Geraldão e no Centro de Convenções. Assim que a resposta vier, a matéria será atualizada.

Tanto o Geraldão como o Centro de Convenções estão abertos de domingo a domingo, das 8h às 17h, para realizar testagens para novo coronavírus. Por dia, são entregues 500 fichas para quem estiver em veículos ou tiver vindo à pé. Qualquer pessoa com sintomas gripais pode participar

Para evitar aglomeração, o estacionamento do Geraldão foi dividido. Em um espaço, é realizado o teste rápido através da coleta de sangue no dedo. O resultado deste teste sai entre dez a vinte minutos.

Já em outro local é feito o exame RT - PCR, em que é coletado material do nariz com um cotonete (swab). Só passa por esse teste quem está com sintomas entre três e dez dias da doença e o resultado é entregue por e-mail ou de forma presencial no prazo mínimo de três dias.

O Geraldão é o quinto centro de testagem para covid 19 no Estado e abriu nesta quarta-feira (11).

A reportagem procurou a Secretaria Estadual de Saúde (SES) para comentar o caso e aguarda resposta.

Testagem gratuita no Recife

Com agendamento

Para fazer a testagem nesses locais é necessário fazer agendamento por meio do aplicativo atende em casa.

  • Policlínica Waldemar de Oliveira (Rua Marquês do Pombal, 115, Santo Amaro)
  • Upinha Dra. Fernanda Wanderley (Rua Uriel de Holanda, 300, Linha do Tiro)
  • Upinha Governador Eduardo Campos (Rua Itabira, s/n, Bomba do Hemetério)
  • Unidade Básica Tradicional Mário Ramos (Rua Oscar de Barros, s/n, Casa Amarela)
  • Upinha Vila Arraes (Av. Afonso Olindense, 1513, Várzea)
  • Centro de Saúde Bidu Krause (Av. Onze de Agosto, s/n, Totó)
  • UBT Romero Marques (Rua Carlos Gomes, 932, Prado)
  • UBT Romildo Gomes (Rua Jalisco, s/n, Imbiribeira)
  • Upinha Hélio Mendonça (Av da Recuperação, 6426, Córrego do Jenipapo)
  • Upinha Moacyr André Gomes (Av Norte, 5400, Morro da Conceição)
  • UBT Ivo Rabelo (Av Campina Grande, s/n, Ur 1, Cohab)
  • USF Rio da Prata (Rua Rio da Prata, 455, Ibura)
  • Centro de Saúde Professor José Carneiro Leão (Rua Nogueira de Souza, 334, Pina)
  • Centro de Saúde Professor Joaquim Cavalcante (Avenida do Forte, 1350, Torrões)
  • Centro de Formação dos Servidores e Empregados Públicos do Estado de Pernambuco (Cefospe) (Rua Tabira, s/n, Boa Vista)

Testagem gratuita em Olinda

  • Centro de Convenções de Pernambuco (Cecon-PE) - Olinda - sistema drive-thru (Av. Professor Andrade Bezerra, s/n, Olinda)

Testagem gratuita em Camaragibe

O município de Camaragibe iniciou uma ação de testagem no Parque Maria Amazonas, localizado na entrada do município. Trata-se de testes rápidos e qualquer pessoa adulta, apresentando sintomas ou não, pode se dirigir ao local portando documento de identificação para fazer o teste.

Segundo a prefeitura, serão ofertados cerca de 200 testes nesta ação e não há horário previsto para encerramento da ação. A prefeitura não informou qual será o procedimento adotado para possíveis diagnósticos positivos.

Testagem gratuita em Jaboatão dos Guararapes

Os moradores de Jaboatão dos Guararapes podem encontrar os testes gratuitamente em três policlínicas w 16 Unidades de Saúde da Família (USF), mas também é preciso agendar antes. O agendamento deve ser feito por meio do número 99975-1640, do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde.

As policlínicas Manoel Calheiros, em Prazeres, Carneiro Lins, no Curado e Mariinha Melo, em Vila Rica, realizam o teste do tipo RT-PCR para pessoas com sintomas ou que irão se submeter a procedimentos cirúrgicos. Nas USF e no Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST) estão disponíveis os testes rápidos para pessoas que tiveram sintomas e que cumpriram a quarentena.

Testagem gratuita em Ipojuca

O município de Ipojuca está realizando testagens do tipo RT-PCR. Para fazer o teste, é necessário entrar em contato com o Plantão Coronavírus, números disponibilizados pelo município para uma espécie de triagem. O cidadão deve ligar para o 99467-8194 (também disponível pelo WhatsApp) ou 0800 281 5161, que funciona todos os dias das 7h às 19h, e agendar o teste que é feito no Laboratório Municipal de Ipojuca, no centro da cidade.

Comentários

Últimas notícias