ZONA OESTE

Incêndio atinge Hospital Geral de Areias (HGA), na Zona Oeste do Recife

O incêndio aconteceu na área externa do hospital e ninguém ficou ferido

JC
Cadastrado por
JC
Publicado em 20/11/2020 às 7:47 | Atualizado em 20/11/2020 às 10:48
DIVULGAÇÃO
As chamas permaneceram na área externa do hospital, mas alguns pacientes precisaram ser transferidos. - FOTO: DIVULGAÇÃO

Atualizada às 10h40
Com informações da TV Jornal

Um princípio de incêndio assustou funcionários e pacientes do Hospital Geral de Areias (HGA), no bairro da Estância, Zona Oeste do Recife, na noite da última quinta-feira (19). Segundo o Corpo de Bombeiros, o fogo começou por volta das 21h, no gerador, localizado na área externa do hospital. A equipe chegou ao local às 22h para controlar as chamas. De acordo com a TV Jornal, ninguém ficou ferido. 

A Secretaria Estadual de Saúde (SES) informou por meio de nota que uma equipe de engenharia da Secretaria foi designada para avaliar as condições do local e está trabalhando para tentar reestabelecer o fornecimento de energia do hospital e, consequentemente, o atendimento. A Celpe informou que a manutenção da unidade geradora é de responsabilidade do hospital, mas que está dando o suporte técnico necessário.

As chamas não foram intensas, mas houve muita fumaça no local. O incêndio teria sido causado por uma pane no gerador e, por isso, a Celpe precisou desligar toda a energia do local, que funciona tanto como emergência quanto como ambulatório. As chamas foram controladas ainda na área externa do hospital, de acordo com os Bombeiros, com 12 mil litros de água. 

Havia crianças, idosos e adultos no hospital e 12 pacientes internados precisaram ser transferidos para outras unidades, segundo a SES. Os insumos que necessitam de refrigeração também foram removidos do local, por conta do desligamento da energia elétrica. Na manhã desta sexta-feira (20), médicos e enfermeiros tiveram o acesso ao local negado e o atendimento foi suspenso. Houve registro de pessoas que foram ao local em busca de atendimento médico, mas mas não puderam ser atendidas. 

Confira a nota da Secretaria Estadual de Saúde (SES) na íntegra

"A direção do Hospital Geral de Areias (HGA) informa que o princípio de incêndio, na noite desta quinta-feira (19.11), na unidade geradora de energia do local, foi controlado logo nas primeiras horas do ocorrido pela equipe do Corpo de Bombeiros, que foi acionado de imediato. Importante frisar que a unidade geradora fica na área externa do hospital, separado do prédio principal, que não foi atingido.

Uma equipe de engenharia da Secretaria Estadual de Saúde (SES) também foi prontamente designada para avaliar as condições do local e está tomando as providências cabíveis para reestabelecer a energia e, consequentemente, o atendimento.

A Central Estadual de Regulação de Leitos também foi mobilizada e fez a remoção de 12 pacientes que estavam internados para outras unidades. Todos foram transferidos com segurança. Frisa-se que nenhum foi atingido pelo incêndio ou fumaça. Insumos que precisavam de refrigeração também foram removidos do local. 

Por fim, a direção informa que está trabalhando para resolver a questão e logo em seguida voltar suas atividades."

Confira a nota da Celpe 

"A Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) esclarece que o fornecimento de energia do Hospital Geral de Areias (HGA) foi suspenso, na manhã desta sexta-feira (20), em decorrência de um defeito nas instalações interna da unidade. Apesar se tratar de a manutenção ser de responsabilidade do hospital, a Celpe está dando o suporte técnico necessário. O suprimento será imediatamente restabelecido assim que forem concluídas as manutenções internas e o hospital apresente condições seguras. A Celpe se coloca à disposição."

Comentários

Últimas notícias