solidariedade

Casa da Esperança recebe investimento e passa a atender 600 famílias carentes de Jaboatão dos Guararapes

A ONG oferece programas que incluem desde a atenção à primeira infância até o ensino de Inglês e Informática, passando pelo apoio a gestantes, prática de Esportes, entre outros

JC
Cadastrado por
JC
Publicado em 20/11/2020 às 16:28 | Atualizado em 20/11/2020 às 17:25
DIVULGAÇÃO/ CASA DA ESPERANÇA
O espaço reabre as portas com mais 1.000 metros quadrados de área construída - FOTO: DIVULGAÇÃO/ CASA DA ESPERANÇA

A população carente de Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana do Recife (RMR), vai receber novas oportunidades com a ampliação da instituição filantrópica Casa da Esperança. A partir do próximo 1º de dezembro, a organização vai passar a atender diretamente 105 crianças e 600 famílias das comunidades comunidades de Carolinas, Briga de Galo, Sovaco da Cobra, Espinhaço da Gata, Catamarã, Dom Helder e Loreto. Fundada em 1998 pela Paróquia Anglicana do Espirito Santo (PAES), a Casa oferece programas que abrangem desde a atenção à primeira infância até o ensino de Inglês e Informática, passando pelo apoio a gestantes, prática de Esportes, entre outros.

O crescimento é possível porque a sede acaba de passar por uma reforma que quadruplicou seu tamanho. O financiamento foi feito com recursos, captados através da The Anglican Relief and Development Fund, entidade que apoia projetos de desenvolvimento sustentável de comunidades em diversos países, e da  Igreja da Ressurreição de Chicago, que contribui pelo evento de Ação de Graças.

“Foram cerca de R$ 1 milhão investidos na ampliação e compra de equipamentos, além do apoio do grupo AkzoNobel que, através da Coral, nos forneceu as tintas para toda a pintura. Com isso aumentamos o nosso impacto social: de 105 crianças de 89 famílias, nossos projetos passam a atender agora, diretamente 300 crianças e aproximadamente 600 famílias", conta Andrezza Limeira, presidente da Casa da Esperança.

O espaço reabre as portas com mais 1.000 metros quadrados de área construída, com berçário/creche em período integral para crianças de 1 a 3 anos, salas de aula para reforço no contraturno da escola (de 4 a 11 anos), turmas de inglês (crianças e adultos) e cursos profissionalizantes, além da biblioteca, auditório, consultório médico, odontológico, acompanhamento psicológico e ainda salas de ballet, judô e quadra coberta, onde acontecem as aulas da Escolinha de Futsal e outras práticas desportivas.

DIVULGAÇÃO/ CASA DA ESPERANÇA
O espaço reabre as portas com mais 1.000 metros quadrados de área construída - DIVULGAÇÃO/ CASA DA ESPERANÇA
DIVULGAÇÃO/ CASA DA ESPERANÇA
O espaço reabre as portas com mais 1.000 metros quadrados de área construída - DIVULGAÇÃO/ CASA DA ESPERANÇA

Um dos trabalhos desenvolvidos é o Projeto Videira, por meio do qual gestantes recebem suporte material e emocional. Em encontros semanais, as futuras mamães recebem instruções sobre o período de gestação, saúde reprodutiva, planejamento familiar e orientação nutricional, além de ganhar um kit de enxoval. O projeto oferece ainda consulta médica e psicóloga, aconselhamento pastoral, palestras sobre amamentação, parto, pós-parto e acompanhamento até os 6 meses após o nascimento do bebê. Quando chegam à creche, de segunda à sexta-feira, os pequenos têm direito a acompanhamento pedagógico, recreação e cinco refeições diárias, fornecidas por parceria com a Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes.

Durante a pandemia do coronavírus, a Casa adaptou as atividades para continuar a atender os beneficiados. Além de oferecer vídeo aulas com kit de educação para os alunos, a ONG garantiu a distribuição de cestas básicas e kits de higiene. “Mesmo sem reunir as pessoas aqui, continuamos colaborando para que estas comunidades tenham a chance de buscar mais qualidade de vida”, comentou a gestora. Com a reinauguração depois das obras, a Casa da Esperança vai operar com os serviços liberados pelas autoridades locais, como atendimento médico e psicológico.

 A Casa da Esperança mantém suas atividades por intermédio de parcerias, doações individuais, de entidades da sociedade civil e trabalho voluntário de profissionais de diversas áreas. Saiba como ajudar pelo site.

Comentários

Últimas notícias