TODOS IRMÃOS

Representantes religiosos se reúnem no Recife para dialogar encíclica do Papa Francisco sobre fraternidade

Participaram do encontro 15 representantes de diferentes denominações religiosas

Carolina Fonsêca
Cadastrado por
Carolina Fonsêca
Publicado em 24/11/2020 às 19:38 | Atualizado em 24/11/2020 às 19:48
LEONARDO BALTAR/TV JORNAL
As denominações representadas e reunidas neste encontro também fazem parte de um fórum de diálogo inter-religioso existente em Pernambuco. - FOTO: LEONARDO BALTAR/TV JORNAL

O arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido, se reuniu, na tarde desta terça-feira (24), no Palácio dos Manguinhos, sede da Cúria Metropolitana, no bairro das Graças, Zona Norte do Recife, com líderes e representantes 15 expressões religiosas diferentes. O encontro teve o objetivo de discutir a encíclica Fratelli Tutti, do Papa Francisco, lançada no dia 4 de outubro, cujo capítulo oitavo fala sobre o diálogo ecumênico, inter-religioso, cultural e também com os que não creem.

Participaram do encontro, além de Dom Fernando representando a Igreja Católica, representantes da Igreja Episcopal Anglicana, da Igreja Ortodoxa Siríaca Malankara, da Aliança Batista do Brasil, da Igreja Evangélica de Confissão Luterana, da Federação Israelita de Pernambuco, do Centro Islâmico do Recife, da Federação Espírita Pernambucana, da Umbanda, do Candomblé, da Jurema, da Tradição de Angola, do Budismo Tibetano, do Hare Krishna e da Fé Bahá'í. 

"Foi muito bom. Cada um teve a oportunidade de falar um pouco. Nossa intenção era compartilhar a última encíclica do Papa Francisco sobre fraternidade e convidá-los a refletir sobre o capítulo oitavo. Conversamos um pouco sobre os desafio da pandemia e o que se pode fazer enquanto igrejas para ajudar os irmão mais necessitados, além de manter uma unidade entre as igrejas", contou o arcebispo de Olinda e Recife. 

"Existe diferença dos pontos de vista teológico, mas unidade do serviço social ao irmão. Na Fratelli Tutti o Papa lembra que a Igreja valoriza a ação de Deus nas outras religiões, não rejeita o que de verdadeiro e a oportunidade de diálogo é necessária", acrescentou.

As denominações representadas e reunidas neste encontro também fazem parte de um fórum de diálogo inter-religioso existente em Pernambuco. Na mesma reunião, o grupo ainda abordou a liberdade religiosa e a questão da intolerância religiosa, que vem sofrendo principalmente as religiões de matriz africana. 

Comentários

Últimas notícias