ANÚNCIO

Às vésperas do segundo turno, Prefeitura do Recife anuncia construção de Compaz no Ibura, com seis anos de atraso

A previsão inicial para início das obras do centro comunitário era para 2014, e deveria ter sido entregue em 2016. É o quinto Compaz da gestão Geraldo Julio (PSB)

JC
Cadastrado por
JC
Publicado em 25/11/2020 às 10:40 | Atualizado em 25/11/2020 às 12:07
FERNANDO DA HORA/ACERVO JC IMAGEM
Até hoje, Recife conta com quatro Compaz, o Dom Hélder Câmara, no Coque, o Eduardo Campos, no Alto Santa Terezinha, o Escritor Ariano Suassuna, no Cordeiro, e o Miguel Arraes, na Caxangá - FOTO: FERNANDO DA HORA/ACERVO JC IMAGEM

A poucos dias do segundo turno das eleições municipais para prefeito do Recife, que acontece neste domingo (29), com disputa entre João Campos (PSB) e Marília Arraes (PT), o Diário Oficial do Município trouxe, nesta quarta-feira (25), o aviso de abertura de licitação para contratar a empresa que será responsável pela construção do Centro Comunitário da Paz (Compaz) do Ibura, na Zona Sul do Recife, com seis anos de atraso.

Com investimento de R$ 11 milhões, o tempo de duração anunciado para finalização da obra no Ibura é de 10 meses, ou seja, tem previsão de término para setembro de 2021. A previsão inicial para início das obras deste centro, no entanto, era para 2014. Este será o quinto equipamento construído pela gestão Geraldo Julio (PSB). Os cinco fizeram parte das promessas de campanha do socialista, e deveriam ter sido entregues até o final do seu primeiro mandato, em 2016.

O anúncio da construção acontece poucos dias depois de abertura de cadastramento do Compaz Dom Helder Câmara, no Coque, que será inaugurado em dezembro. De acordo com a gestão, o Compaz do Ibura será erguido na Rua Ladeira da Cohab, em um terreno de 1.682,59 m², com uma área total construída de 3.346,17 m². O equipamento terá um edifício com três pavimentos e contará com biblioteca, dojô para artes marciais, auditório, Procon, sala da mulher, sala de audiências, sala de mediação de conflitos, copa, oficina profissionalizante, guarita, vestuário, entre outros espaços.

Em anúncio, o prefeito Geraldo Julio (PSB) informou que o Compaz do Ibura terá os mesmos serviços dos que já estão em funcionamento. “Uma boa notícia para os moradores do Ibura e do Jordão. A gente acaba de lançar o edital para a construção do Compaz Paulo Freire. Ele vai ficar na Ladeira da Cohab para atender a toda a população. É mais uma Fábrica de Cidadania da nossa cidade. Uma bela homenagem a esse educador referência não só para o Brasil mas para muitos países do mundo também. Lá a gente vai ter os mesmos serviços que a gente tem no Alto Santa Terezinha, no Compaz Eduardo Campos, lá no Compaz Miguel Arraes, no Compaz Ariano Suassuna, e também recentemente no Compaz Dom Helder que fica lá no Coque. As crianças, os adultos e os idosos vão ser bem recebidos nessa Fábrica de Cidadania que o Ibura está recebendo”, comemorou.

A prefeitura reitera que a criação dos Compaz do Recife surgiu como proposta alternativa para conter o crescimento dos índices de violência na cidade. A ideia de criar espaços que promovam a mediação de conflitos, substituindo assim a utilização da violência por parte dos cidadãos, recuperando regiões com altos índices de criminalidade. O Compaz propaga a Cultura de Paz com o objetivo de garantir inclusão social e o fortalecimento comunitário.

O equipamento também oferece espaços para resolver pendências de documentação, orientações sobre direito do consumidor, mediação de conflitos e informações sobre assistência social, geração de renda e atividades lúdicas, além de Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), Unidade de Tecnologia na Educação para a Cidadania (UTEC) e assistência judiciária.

Além do Compaz Dom Hélder Câmara, aberto na quarta (18) para cadastros, no Coque, o Recife conta com o Compaz Eduardo Campos (Alto Santa Terezinha), inaugurado em 2016, com 15.434 pessoas cadastradas; com o Compaz Escritor Ariano Suassuna (Cordeiro), inaugurado em 2017, com 22.125 pessoas cadastradas e com o Compaz Miguel Arraes (Caxangá), inaugurado em 2019, com 3.255 pessoas cadastradas. As mais de 40 mil inscrições foram contabilizadas até fevereiro de 2020, em função da pandemia da covid-19.

ELEIÇÕES COM COMPAZ EM PAUTA

Neste domingo (29), os eleitores recifenses escolhem, como gestor da prefeitura do Recife, entre os deputados federais Marília Arraes (PT) e João Campos (PSB), sendo o último do mesmo partido da gestão atual, de Geraldo Julio (PSB). Apesar disso, no último debate, promovido nessa terça-feira (24) pela TV Jornal, o candidato socialista evitou sair em defesa da gestão do aliado quando questionado sobre fragilidades da atual gestão e atrasos em promessas de campanha.

Em uma das perguntas, no quarto bloco do debate, a jornalista Ciara Carvalho indagou o candidato do PSB sobre a promessa de Geraldo Julio de implantar os cinco unidades do Compaz no Recife até o primeiro mandato, enquanto apenas quatro centros estão em funcionamento no final do segundo mandato. João Campos se esquivou do flagelo na atual gestão e apresentou as suas propostas.

“Nós vamos ampliar sim a rede de Compaz, que já é uma política efetiva que mostra que reduz a criminalidade, que gera a oportunidade na vida das pessoas. Mas, nós vamos além, chegar a 100% da iluminação pública de LED, vamos fazer a ampliação do videomonitoramento na cidade do Recife podendo fazer parcerias com a iniciativa privada, com o comercio, com escolas para compartilhar o uso de câmeras. E vamos deslocar a maior parte do efetivo da guarda para as áreas de comercio onde tem uma grande circulação de pessoas. E fazer sempre a politica integrada, papel de prevenção e as policias de repressão qualificada. Áreas de maior desafio, ações de prevenção, movimento de cultura chegando em territórios vulneráveis, só tem uma ação concreta, é a educação. Ela liberta e emancipa as pessoas”, disse João.

No comentário da resposta de João, Marília Arraes criticou o que classificou como equipamentos “abandonados” pelo governo atual no Recife. “Um dos fatores que vai contribuir para que a gente aprimore atuação do Compaz é ampliar o raio que atua, diversos CSUS estão abandonados, estive no de Dois Unidos, abandonado sob a gestão desde 2013, Engenho do Meio, Ibura. Tanto que pode reativar e melhorar, colocar cursos profissionalizantes. Todas esse rede de inclusão social vai ter grande impacto”, prometeu Marília.

Confira a íntegra do debate entre os candidatos

Comentários

Últimas notícias