VIOLÊNCIA

Grande Recife já teve 201 baleados dentro de casa este ano, diz Fogo Cruzado

O número é 40% maior do que o registrado em todo o ano de 2019. A maioria dos casos diz respeito a homicídios/tentativas de homicídio e execuções

Amanda Azevedo
Cadastrado por
Amanda Azevedo
Publicado em 02/12/2020 às 23:57 | Atualizado em 03/12/2020 às 0:16
ARTHUR ARAÚJO / JC IMAGEM
Considerando os meses de outubro dos outros anos, as estatísticas do mês passado são as menores desde 2013, quando houve 248 vítimas de CVLI - FOTO: ARTHUR ARAÚJO / JC IMAGEM

A Região Metropolitana do Recife (RMR) já registrou a marca de 201 pessoas baleadas em casa este ano. O número é 40% maior do que o registrado em todo o ano de 2019, quando 144 pessoas foram baleadas dentro de residências (119 mortas e 25 feridas). Os dados foram divulgados nesta quarta-feira (2) pela plataforma digital colaborativa Fogo Cruzado, que mapeia violência armada.

Dos 201 baleados, 162 morreram e 39 ficaram feridos. O perfil das vítimas é majoritariamente masculino: foram 172 homens baleados — 145 mortos e 27 feridos — e 29 mulheres baleadas — 17 mortas e 12 feridas. Em relação à faixa etária, uma era criança (menor de 12 anos), cinco adolescentes (com idade entre 12 anos e 18 anos incompletos) e cinco idosos (a partir de 60 anos).

A maioria dos casos registrados pela plataforma diz respeito a homicídios/tentativas de homicídio e execuções (147). Houve ainda casos de briga (quatro), roubo (três), ação policial (um), ataque a civis (um) e "guerra", que significa disputa entre grupos criminosos sem a participação de agentes de segurança (um).

No dia 1º de dezembro, Eduardo Domingos da Silva, de 19 anos, foi a 200ª pessoa baleada dentro de casa este ano. Ele foi morto a tiros no quintal de casa na Rua Valmiro Paulo da Silva, na comunidade Suvaco da Cobra, em Barra de Jangada, Jaboatão dos Guararapes. Eduardo chegou a ser socorrido mas não resistiu.

Além de Eduardo, Ricardo Cristóvão Santos, de 33 anos, foi baleado dentro de casa na Rua Córrego do Euclides, no Alto José Bonifácio, também no dia 1º de dezembro. Ele foi socorrido para a Unidade de Pronto Atendimento de Nova Descoberta. Com eles, a Região Metropolitana do Recife já conta agora com 201 baleados dentro de residências este ano.

Entre os casos de maior repercussão está a chacina que ocorreu no dia 15 de março, na Travessa Manoel Bezerra Neves, em Vila Piedade, em Jaboatão dos Guararapes. Cinco pessoas foram mortas em um prédio abandonado, duas delas foram identificadas como Robson José Faustino, de 37 anos, e Genival Bernardo Xavier, de 45.

Recife concentra o maior número de casos

O Recife concentrou o maior número de pessoas baleadas dentro de residências. Das 55 vítimas baleadas, 41 morreram. Seguindo o ranking vem Jaboatão dos Guararapes com 37 (32 mortos); Cabo de Santo Agostinho com 31 (26 mortos); Olinda com 12 (oito mortos); São Lourenço com 11 (sete mortos).

Bairro com maior número de baleados

Com oito vítimas da violência armada dentro de casa, Ponte dos Carvalhos, no Cabo de Santo Agostinho, liderou o ranking dos bairros com maior número baleados em residências. Sete morreram. Em seguida vem Engenho Velho, em Jaboatão dos Guararapes, com seis baleados — todos mortos. Também em Jaboatão, Prazeres ocupou o terceiro lugar no ranking com cinco baleados (quatro mortos), empatado com Torrões, no Recife, e Pina, também no Recife, que registrou um morto e quatro feridos.

Tiros em casa

O fato de estar dentro de casa não impediu que uma menina de apenas 9 anos fosse baleada após ter a casa invadida e o pai, Anderson Daniel do Nascimento, de 32 anos, ser morto a tiros. Na ocasião estavam presentes também a mãe e uma outra filha do casal, que não ficaram feridas. O caso aconteceu na zona rural de Ipojuca, em 27 de julho.

Vítimas de balas perdidas no Grande Recife

As pessoas também foram atingidas em casa por balas perdidas. No dia 20 de março, um tiroteio durante ação policial na comunidade Santa Luzia, no bairro da Torre, Zona Oeste do Recife, terminou com um adolescente morto e duas pessoas feridas. Entre os feridos, um homem de 48 anos, foi atingido em casa. Ele foi encaminhado ao hospital. Nenhuma das vítimas foi identificada. No total, cinco pessoas foram vítimas de bala perdida dentro de casa este ano no Grande Recife.

Desde o início da quarentena (21 de março) até esta quarta-feira (2), 163 pessoas foram baleadas dentro de casa: 132 morreram e 31 ficaram feridas. Dentre as vítimas estão Jamerson Pedro Gomes Brandão, de 22 anos, e Daniel Leão da Silva, de 18 anos, mortos a tiros dentro de casa na Avenida Maurício de Nassau, Iputinga, no Recife, no dia 2 de outubro. Eles estavam trabalhando em uma reforma na casa de Jamerson quando foram mortos.

Feminicídios no Grande Recife

Apesar de representarem 14% das vítimas de tiros dentro de casa, mulheres estão suscetíveis a uma violência bastante específica: o feminicídio. Este ano, houve 3 casos que foram registrados dentro de casa. O primeiro ocorreu em Jardim Piedade, Jaboatão dos Guararapes, no dia 13 de maio. Íris Barbosa Guerra, de 41 anos, foi morta pelo marido com um tiro na cabeça. O filho do casal, que presenciou o fato, baleou o pai, José Ademilton de Lima, após briga corporal. José foi socorrido e levado ao hospital local.

Outro caso, também em maio, Rosemilda Maria de Souza, de 45 anos, foi morta com cerca de 15 tiros dentro de casa na Rua do Cruzeiro, na Charnequinha, Cabo de santo Agostinho. Ela morreu no local.

Já em novembro, no dia 27, Laudiceia da Silva Oliveira, de 51 anos, foi morta pelo ex-namorado com tiros nas costas e na cabeça dentro de sua casa na Muribeca, Jaboatão dos Guararapes.

 

Comentários

Últimas notícias