URBANISMO

Começa construção de um parque de skate na Rua da Aurora

Previsão é ter a obra concluída em março de 2021. Equipamento poderá receber competições oficiais

Margarida Azevedo
Cadastrado por
Margarida Azevedo
Publicado em 04/12/2020 às 19:35 | Atualizado em 05/12/2020 às 8:26
Divulgação
PROJEÇÃO Imagem que como ficará a nova pista. Local poderá receber competições oficiais, o que ainda não existe no Recife. Empresa que executará o serviço é a mesma que fez o parque no Pina, na Zona Sul da cidade - FOTO: Divulgação

Em março do próximo ano, os recifenses vão ganhar mais uma parque de skate. Desta vez será na Rua da Aurora, em Santo Amaro, no Centro da cidade, que já dispõe de uma pista para skatistas. O diferencial do novo equipamento, comparando com semelhantes que existem no Pina (Zona Sul) e no Parque Santana (Zona Norte) é que será possível realizar nele competições oficiais. Com 735 metros quadrados, o skate parque, na modalidade street, começou esta semana a ser construído pela Prefeitura do Recife, na área onde hoje há um estacionamento em frente ao Banco Central do Brasil.

O parque de skate integra uma intervenção maior na via. O projeto do Cais da Aurora prevê ampliação de área verde e incremento na arborização, equipamentos lúdicos para lazer e contemplação, como área de recreação infantil e deck em madeira com mirante para o rio. No momento, a Autarquia de Urbanização do Recife (URB) informa que o processo licitatório para o trecho localizado entre as Ruas 2 de Julho e Capitão Lima encontra-se em fase de análise pela Caixa Econômica Federal para aprovação e autorização de início da obra. A previsão é começar até o início de 2021.

Para a nova pista de skate, o investimento será de R$ 500 mil. O dinheiro é resultado de uma ação mitigadora paga pela construtora Moura Dubeux, que construiu na Rua da Aurora três torres de apartamentos residenciais. Uma medida mitigatória é estabelecida para compensar o impacto ambiental que um empreendimento provoca.

"Contratamos a empresa Rio Ramp Design, do Rio de Janeiro, especializada em projetos de parques de skate. É a mesma que construiu a do Pina. A previsão é que a obra dure três meses", explica a secretária de Turismo do Recife, Ana Paula Vilaça. "Escolhemos começar pelo parque porque queríamos algo que, dentro do projeto maior do Cais da Aurora, tivesse início, meio e fim, com entrega independente da obra completa. Com os R$ 500 mil será possível construir o parque de skate", diz Ana Paula.

A atual pista da Rua da Aurora, que fica ao lado da quadra de esportes, não será afetada por causa da construção do novo equipamento. "Não vamos mexer na pista que já existe enquanto a obra do novo parque de skate estiver sendo executada", ressalta Ana Paula.

A oferta de uma pista de skate no Centro do Recife é uma reivindicação antiga de skatistas. O novo equipamento foi discutido com moradores da Rua da Aurora, por meio do grupo Amigos da Aurora, e com skatistas. O parque terá rampa, plataformas e pranchas.

QUALIDADE

"É muito legal que o Centro do Recife ganhe uma pista de skate com padrão oficial. Há uma carência de espaços como esse na cidade, principalmente com o skate fazendo parte das Olimpíadas. Na Rua da Aurora, vai beneficiar muita gente pois além da localização, a estrutura favorece, como a ciclofaixa", afirma o skatista Henrique César Lopes, 41 anos, conhecido como HC. Ele tem um blog especializado em skate (Picos e Pistas) e pratica o esporte há 26 anos.

"Mas é preciso garantir condições para que possamos frequentar a pista com segurança", destaca Henrique. Uma das cobranças dos skatistas é em relação à qualidade do material que será usado na obra. "No Parque Santana, por exemplo, o começo da pista está bom. Mas o final o piso está esfarelado e com rachaduras", observa o skatista. "No Parque da Macaxeira, onde também há uma pista, o piso é grosso. Por isso quase não é frequentada. Esperamos que isso não aconteça na Rua da Aurora", comenta Henrique.

Integrante do Grupo Amigos da Aurora, a arquiteta Séphora Silva acha a obra bem-vinda para o bairro de Santo Amaro. "É muito positivo ganharmos um equipamento desse na Rua da Aurora. Esperamos que o restante do projeto seja executado", destaca Séphora. Ela aproveita para cobrar manutenção dos espaços na via e mais segurança. Em alguns trechos da rua, o gradil e o piso estão deteriorados, assim como os bancos de madeira.

OUTRAS PISTAS

Em fevereiro de 2016 foi inaugurado o Skate Park Pina, sSituado entre o calçadão e a Praia de Boa Viagem, no Pina. Batizado de Skate Park Marcelo Lyra, tem 1.050 metros quadrados de área. Contempla as modalidades bow e street e conta com grafitagens do projeto Colorindo o Recife, da Secrtaria de Turismo.

Em agosto deste ano, os moradores de Recife ganharam o Skate Park Parque Santana, no parque de mesmo nome. Lá a pista de 1.655,49 metros quadrados conta com um bowl, duas rampas de concreto e obstáculos em corrimão improvisado. Esse equipamento foi uma obra realizada pelo Governo de Pernambuco.

 

Comentários

Últimas notícias