RESTAURAÇÃO

Trabalho de restauração no Cruzeiro do Alto da Sé, em Olinda, começa na próxima segunda (07)

Termo de Compromisso foi assinado, nesta sexta-feira (04), junto ao Ministério Público

Thalis Araújo
Cadastrado por
Thalis Araújo
Publicado em 04/12/2020 às 20:52 | Atualizado em 04/12/2020 às 20:57
WELLINGTON LIMA/JC IMAGEM
CRUZEIRO DO ALTO DA SÉ - FOTO: WELLINGTON LIMA/JC IMAGEM

O trabalho para restauração do Cruzeiro do Alto da Sé, localizado no Sítio Histórico de Olinda, começa na próxima segunda-feira (07). O termo de compromisso para a requalificação do monumento foi assinado por representantes da Secretaria Municipal de Patrimônio, Cultura, Turismo e Desenvolvimento Econômico nesta sexta (04). O encontro ocorreu na unidade do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), com a presença do secretário da pasta João Luiz Silva e demais membros da equipe técnica.

A iniciativa conjunta contou com a importante participação de ex-alunos da Academia Santa Gertrudes, tradicional instituição de ensino da cidade, que promoveram uma arrecadação virtual, angariando R$ 18 mil para a obra. O restante do aporte ficará por conta da Prefeitura de Olinda, com R$ 10 mil, e todo o apoio necessário para a intervenção.

“É um trabalho que representa um marco no sentimento de pertencimento de nosso patrimônio histórico, e serve de exemplo para que a sociedade civil participe de forma efetiva na preservação de nosso patrimônio e dos bens públicos em geral”, ressaltou o secretário da pasta.

Cruzeiro foi vandalizado em agosto deste ano

O cruzeiro localizado em frente a Igreja na Sé, em Olinda, foi depredado na madrugada do dia 8 de agosto deste ano. De acordo com a Secretaria de Cultura e Patrimônio do município, um homem teria subido no cruzeiro e, posteriormente, despencado de uma altura de pelo menos cinco metros. A escultura, datada do século 18, é tombada.

WELLINGTON LIMA/JC IMAGEM
Cruzeiro do Alto da Sé é uma peça histórica, originária do Século XVIII, localizada na parte frontal da Catedral de São Salvador do Mundo, Alto da Sé, em Olinda - WELLINGTON LIMA/JC IMAGEM

No raiar do dia, logo cedo, nossa equipe de monitoramento que trabalha realizando vistorias no município, identificou essa ação de vandalismo. Nós isolamos o local e acionamos a polícia para as devidas providências
João Luiz - Secretário de Cultura de Olinda

Falta de segurança

Segundo informações da TV Jornal, após sair do trabalho o homem teria bebido muito e depois resolveu se pendurar no crucifixo, que acabou sendo quebrado. Comerciantes, afirmam que se houvesse mais segurança na área do Sítio Histórico de Olinda, ações como estas poderiam ser evitadas.

"Esses vândalos esperam pelo momento certo para agir na surdina, mas nunca imaginávamos que alguém iria fazer isso em um dos patrimônios mais visitados de Pernambuco", finalizou João.

 

Citação

No raiar do dia, logo cedo, nossa equipe de monitoramento que trabalha realizando vistorias no município, identificou essa ação de vandalismo. Nós isolamos o local e acionamos a polícia para as devidas providências

João Luiz - Secretário de Cultura de Olinda
WELLINGTON LIMA/JC IMAGEM
Cruzeiro do Alto da Sé é uma peça histórica, originária do Século XVIII, localizada na parte frontal da Catedral de São Salvador do Mundo, Alto da Sé, em Olinda - FOTO:WELLINGTON LIMA/JC IMAGEM

Comentários

Últimas notícias