A partir desta segunda-feira (7), começa a vigorar um plano de circulação alternativo que mudará o trânsito na Avenida Engenheiro Abdias de Carvalho, na Zona Oeste do Recife. O plano, montado pela pela Secretaria de Mobilidade e Controle Urbano (Semoc) e a Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), tem o objetivo de dar mais mobilidade e fluidez aos condutores que circulam pela via e garantir mais segurança aos pedestres.
Os motoristas que circulam na avenida no sentido BR 232 e desejam fazer a conversão à esquerda na Avenida General San Martin, devem se dirigir à faixa da esquerda antecipadamente e girar neste sentido no contra fluxo da pista.
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Eles utilizarão o novo acesso ao canteiro central, que fica antes do cruzamento da Abdias com a General San Martin. No contra fluxo, uma faixa terá a circulação invertida para possibilitar o acesso direto para a outra avenida.
Os condutores que estiverem no sentido Centro e desejam girar à esquerda na Avenida General San Martin também poderão fazer o mesmo movimento. Fica proibido o giro à esquerda da Avenida General San Martin para a Avenida Abdias de Carvalho.
São cerca de 59 mil condutores de veículos que trafegam pela via diariamente, sem contar com os passageiros que transitam nas 431 viagens de ônibus diárias, de acordo com a CTTU.
Veja as imagens de como será a mudança:
Conforme explica a presidente da CTTU, Taciana Ferreira, essa interseção entre as duas avenida é um ponto de grande retenção no trânsito. "Com isso, realizamos estudos e vimos a possibilidade de fazer mudanças para dar mais fluidez e diminuir a quantidade de transtornos para quem transita pelo local", afirmou Taciana.
Sinalização
As obras para a implantação do plano de circulação alternativo - como a abertura do canteiro - estavam sendo feitas há cerca de dois meses. A CTTU fixou sinalizações no local para orientar os condutores sobre as mudanças.
Ainda de acordo com a CTTU, há novos semáforos, peças de urbanismo tático para aumentar as áreas dos pedestres, além de novas faixas de pedestre, e as antigas requalificadas. Para Taciana Ferreira, a mudança é "inovadora". "A gente consegue dar para o pedestre mais oportunidade de travessia e mais segurança", resumiu.
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