Desabamento

Prédio que desabou no Janga poderá ser demolido; Defesa Civil discute melhor solução

Não tinha pessoas no local porque o prédio já havia sido interditado pela Defesa Civil de Paulista nesta sexta-feira (11), por conta de rachaduras

JC
Cadastrado por
JC
Publicado em 12/12/2020 às 16:35 | Atualizado em 12/12/2020 às 20:05
DIVULGAÇÃO/DEFESA CIVIL PAULISTA
RISCO Prédio no Janga passará por avaliação e poderá ser demolido - FOTO: DIVULGAÇÃO/DEFESA CIVIL PAULISTA

Foi por pouco que os moradores do Edifício FCA Carazolly, no Janga, em Paulista (Grande Recife) não foram surpreendidos pelo desabamento de parte do prédio na tarde de ontem. Na sexta-feira, às 5h, as famílias começaram a ouvir uns estalos na estrutura e chamaram a Defesa Civil do município. A orientação foi de retirada das três famílias e interdição do prédio, que só suportou pouco mais de 24 horas.

Segundo o coordenador da Defesa Civil, Laurindo Venceslau, o edifício tem uma idade de aproximadamente 20 anos e necessitava de manutenção. "As pessoas precisam entender que um edifício é uma espécie de organismo vivo, que precisa passar por manutenção e não apenas por correções estéticas. Vamos continuar acompanhando o prédio (hoje) e avaliar na segunda se a solução será a demolição", diz, alertando que essa

SEM FERIDOS

A Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros foram chamados, mas como não havia moradores nem feridos não foi necessário atuar. O coordenador da Defesa Civil diz que o FCA Carazolly é um prédio caixão, com térreo e primeiro andar, com quatro apartamentos. "Na parte que desabou morava um casal de idosos e, além deles, mais duas famílias ocupavam dois apartamentos, enquanto o quarto estava desocupado. Foi importante termos salvado vidas com a evacuação", afirma.

A parte que desabou foi a da frente. A queda da estrutura também comprometeu a garagem que ficava em frente ao prédio e o seu telhado de metal. O trecho da rua foi interditado. De acordo com a Defesa Civil do município outros três prédios da mesma rua foram vistoriados, mas não foram encontradas possibilidades de riscos.

A orientação aos moradores é de que, se perceberem qualquer fissura ou rachadura nos imóveis, procurem imediatamente a Defesa Civil. As pessoas podem ligar para o número 153 - se estiverem dentro do território do município - ou baixar o aplicativo 'Paulista Conectado' e informar uma ocorrência.

  

Comentários

Últimas notícias